João Pessoa, 07 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O vereador João Almeida (PDT) disse, nesta terça-feira (7), que o Centro Histórico de João Pessoa corre o risco de se tornar “um grande museu” se não houver políticas que estimulem a presença e a circulação de pessoas na região. De acordo com o vereador, é preciso priorizar ações que tragam mais ocupação ao local.
“O Centro da cidade precisa de gente. Prédio não falta. Cultura se faz com presença e ocupação”, afirmou o parlamentar. Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Nesta manhã, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), aprovou o projeto que autoriza o Poder Executivo do município de João Pessoa a cessão da Praça Venâncio Neiva e o Pavilhão do Chá ao Serviço Social do Comércio/Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sesc/Senac), para construção de um restaurante e café.
Museu da História da Paraíba
A declaração do vereador acontece dias após o governador João Azevêdo (PSB) inaugurar o Museu da História da Paraíba, que está instalado no antigo da Palácio da Redenção. A obra de restauração foi a maior já executada no Palácio desde sua construção e conta com investimentos superiores a R$ 11,5 milhões.
Os serviços contemplaram uma área total de 3.074,80 m², abrangendo tanto o prédio principal quanto o anexo. Em entrevista, o governador revelou “que se incomodava” ao ver o Palácio da Redenção fechado para acesso popular.
“Eu perguntava se as pessoas conheciam o Palácio da Redenção e o povo não conhecia. Ter esse ambiente fechado para acesso de poucos me incomodava muito, nós tomamos a decisão de transformar num museu para que o nosso povo, os nossos estudantes possam visitar um espaço como esse, conhecer a nossa história e entender todo processo que nos trouxe até aqui. Então é inclusão, inclusão através da cultura, é fazer com que nossa história seja esse elemento muito forte de ligação do cidadão com o Estado”, declarou.
MaisPB
DIZ MP - 06/10/2025