João Pessoa, 20 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro
Fotos – Flora Negri
O dia do Nordestino é oito de outubro, mas as comemorações já começaram. Aliás, a potência da música nordestina não é nenhuma novidade, mas promete ecoar no coração de São Paulo e no mundo todo. Neste sábado, às 20h, a Orquestra Furiosa da Escola de Música do Parque Ibirapuera, sobe ao palco do Auditório Ibirapuera com a cantora Mariana Aydar, para um concerto em homenagem a Dominguinhos, um dos maiores mestres da música nordestina e da cultura popular brasileira. O show revisita clássicos do sanfoneiro pernambucano em arranjos inéditos. A escola é administrada pela Urbia – Gestão de Parques.
O repertório traz as canções que marcaram a carreira de Dominguinhos “Lamento Sertanejo”; “Gostoso Demais”; “Pedras que Cantam”; “Te Faço um Cafuné”; “Homem de Saia/Sebastiana”; “Contrato de Separação” e “De Volta pro Aconchego”. Os clássicos ganham releituras que equilibram respeito à tradição e liberdade criativa.
A Orquestra Furiosa composta por 41 músicos e reconhecida como uma das mais inventivas da cena instrumental brasileira, reúne artistas de diferentes origens e vivências musicais. Sob direção artística e regência de Nailor Proveta, maestro, saxofonista e clarinetista de trajetória consagrada, indicado ao Grammy Latino em 2024, a Orquestra reafirma sua vocação de expandir os caminhos da música nacional.
Mariana Aydar (essa é a segunda vez que ela conversa com o MaisPB) é reconhecida por sua voz intensa e performance, com mais de 15 anos de carreira, se firmou como uma das intérpretes mais expressivas da nova geração da MPB. Cantora, compositora e produtora, Mariana Aydar, tem uma plateia popular, nordestina, generalizada, especialmente o forró, e foi vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa em 2020.
Elis Regina e Sivuca
O maestro anuncia que Elis Regina será a próxima artista homenageada e lembrou Sivuca ao falar dos novos arranjos feitos para o concerto em homenagem a Dominguinhos: “Os arranjos permitirão que a dança seja livre e melódica! Até chegarmos em Feira de Mangaio e trazer Sivuca para perto de Dominguinhos”.
O maestro Nailor Proveta e Mariana Aydar conversaram com o MaisPB e contam detalhes dessa homenagem a Dominguinhos.
Nailor Proveta
MaisPB – Como veio essa ideia fantástica de prestar homenagem a Dominguinhos, um dos maiores artistas do Nordeste, que em vida representou o mestre Luiz Gonzaga, que lá atrás acreditou que ele era o cara?
Nailor Proveta – A ideia de prestar uma homenagem a Dominguinhos nasceu de um encontro, quando estávamos participando de um projeto e encontrei a querida amiga cantora Mariana Aydar, que faria, com o seu Trio fantástico, uma homenagem ao Mestre Dominguinhos. Particularmente, tive a felicidade de gravar muitos trabalhos com Dominguinhos e algumas das músicas que ouvi nessa noite haviam sido gravadas ao vivo em 2000 por um grupo nosso, num CD em 2000 que foi idealizado e produzido pela Produtora Velas, sob a direção de Newton D’Avila e com arranjos meus e de nosso professor e maestro da EMPI, Edson Alves (in memorian) que foi nosso regente nessa linda produção!
MaisPB – A sacada veio junto com Mariana Aydar?
Nailor Proveta –Então, falamos como seria maravilhoso se pudéssemos realizar este concerto em nossa EMPI, com nossa Orquestra Furiosa. Especialmente porque a EMPI está voltada para o ensino da MPB em suas raízes e num momento de muita ascensão, com muita brasilidade!
MaisPB – O concerto, que revisita a obra do sanfoneiro pernambucano terá arranjos inéditos? Conta aí pra gente…
Nailor Proveta – Sobre o repertório e os arranjos não poderíamos deixar de fazer uma abertura com a Bachiana brasileira No 4, que traz o contraponto, a complexidade harmônica de uma música que combina a canção brasileira com a energia da dança brasileira e mais os coloridos dissonantes com uma expressão indo sempre para o moderno, assim nos mostrou Villa-Lobos! Os arranjos permitirão que a dança seja livre e melódica! Até chegarmos em Feira de Mangaio e trazer Sivuca para perto de Dominguinhos e levar a Furiosa para onde eles façam parte do melhor da história da MPB !
MaisPB – A ideia de chamar Mariana Aydar veio da Urbia, você teve participação também na escolha do nome dela, não é?
Nailor Proveta – Seria uma homenagem com jovens, expressando-se através de seus conhecimentos e tendo a experiência com uma música que traz o frescor e a criatividade do Mestre Dominguinhos, com Mariana Aydar e Furiosa.
MaisPB – Diz uma coisa, a Orquestra é furiosa mesmo?
Nailor Proveta – Sobre a questão do nome da Orquestra “Furiosa” entendemos que vem das origens dos nomes das bandas de Coreto que atuaram muito em praças públicas em todos os cantos do país e que são, na sua maioria criadas por associações ou simplesmente nomeadas em honra de figuras importantes daquela cidade ou daquele lugar e para seus heróis ou locais históricos e assim esse nome traz resistência e se liga ao ato de bravura dessa identidade como grupo. A Furiosa traz essa história! Furiosa, para nós, é substantivo próprio, mas o termo é usado como adjetivo para descrever uma banda capaz de incendiar o salão com sua música, de criar o movimento dos corpos que a acompanham, de deixar o público naquela inquietude boa que só a arte consegue promover.
MaisPB – Suas mãos vão comandar um espetáculo de 41 músicos e a moça bonita de São Paulo, em cena – é muito bom esse seu trabalho, não é?
Nailor Proveta – O melhor mesmo…. quando que eu imaginaria, quando tocava lá na banda de Leme, que a música me levaria a fazer tanta coisa interessante, mudar a vida de tantos alunos e alunas e vê-los crescer, como pessoas e como instrumentistas…. uma honra e uma alegria mesmo.
MaisPB – Teremos outros concertos nesse sentido – homenagear um artista – são tantos, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil?
Nailor Proveta – Já fizemos repertórios maravilhosos com nomes de peso como:
Sambas, com Fabiana Cozza e Osvaldinho da Cuica. Milton Nascimento, com Renato Braz e Vanessa Moreno, cantando Clube da Esquina. Orfeu Negro, numa apresentação linda na Sala São Paulo. E agora um Projeto novo para o Festival Elis Regina! Elis Regina é o próximo, mas todos esses nomes merecem concertos, mais de um para cada um deles, inclusive! Quem sabe?
—————————————————————————–
Mariana Aydar
MaisPB – – A última vez que lhe entrevistamos foi quando do lançamento do seu disco com Mestrinho, em que vocês já prestavam ali, uma homenagem a Dominguinhos. Agora você vai cantar com a Orquestra Furiosa. Vamos falar desse momento especial em sua carreira?
Mariana Aydar – Pois é, a última vez que a gente se falou eu estava lançando o disco com Mestrinho e esse trabalho teve muitos frutos, assim muito importante pra nós. Eu fico muito feliz, é muito importante pra minha carreira cantar nesse concerto. Dominguinhos sempre presente na minha vida e vou fazer essa homenagem que sempre faço, agora com a Orquestra Furiosa com a regência maravilhosa do maestro Nailor Proveta.
MaisPB – No concerto você vai interpretar os grandes sucessos de Dominguinhos “Lamento Sertanejo”; “Gostoso Demais”; “Pedras que Cantam”; “Te Faço um Cafuné” e “De Volta pro Aconchego” – essas canções você já cantava em shows né?
MaisPB – Essa é a primeira vez que você se apresenta com uma orquestra? E cantando Dominguinhos seu mestre, vai ser demais, né Mariana? Como andam os ensaios?
Nailor Proveta – Não, não é a primeira vez, eu tenho me apresentado com orquestra inclusive cantando forró que com orquestra fica tão bonito, tão grandioso assim é um respeito do jeito que o forró merece mesmo, e eu estou muito feliz de fazer de novo esse formato agora com a Orquestra Furiosa, tão especial com a regência do maestro Nailor Proveta
MaisPB – Projetos para 2026?
Mariana Aydar – Estou começando um novo disco, escolhendo repertório ainda Nessa fase bem de semente e feliz de começar esse novo trabalho.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza.
CRISE NO PSB - 19/09/2025