João Pessoa, 17 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e o diretor de Planejamento Institucional da OAB-PB, Gustavo Moreira, se reuniram, na tarde desta terça-feira (16), com o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Octávio Paulo Neto, para debater parcerias e aprofundar linhas investigativas relativas ao golpe do falso advogado.
Harrison Targino destacou que a OAB-PB tem buscado todos o meios para combater o golpe do falso advogado e as ações de articulação, de inteligência com o Gaeco e com a Polícia Civil é um dos eixos de atuação, bem como a produção de um manual específico de orientação de condutas preventivas e outras medidas relativas ao tema. “O encontro com Doutor Octávio, que não foi o primeiro, é uma série de reuniões, visa aprofundar linhas investigativas relativas aos fatos”, afirmou.
Já o diretor de Planejamento Institucional, Gustavo Moreira, disse que a visita do coordenador do GAECO, Octávio Paulo Neto, à OAB Paraíba reforça a parceria entre a Ordem e o Ministério Público. “Essa cooperação entre as instituições é fundamental no enfrentamento ao golpe do falso advogado, que tem causado prejuízos à sociedade. A Polícia Civil também tem sido bastante solícita e atuante nessa pauta, somando esforços para que possamos coibir esses crimes contra o sistema judicial brasileiro”, declarou.
Campanha
No início do ano, a OAB-PB iniciou uma campanha para alertar a sociedade paraibana sobre uma tentativa de golpe que está sendo realizada por estelionatários contra clientes e escritórios de advocacia. De acordo com relatos recebidos pela Ordem, clientes estão sendo vítimas de mensagens e ligações telefônicas fraudulentas.
Os golpistas entram em contato por meio de ligação telefônica ou aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, passando-se por advogado ou advogada ou funcionário do escritório e solicitam que se faça depósitos de valores para pagamentos de custas ou despesas processuais. As mensagens falsas têm a finalidade de roubar valores das vítimas.
Dentro da campanha, a OAB-PB criou uma cartilha para orientar a sociedade e advogados a evitarem serem vítimas do golpe. Também foi criado um canal, por meio do email: [email protected], para receber denúncias de golpes.
“Todas as denúncias recebidas são encaminhadas à Polícia Civil para as devidas providências. Além disso, é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia local ou na delegacia virtual”, explicou o presidente da OAB-PB, Harrison Targino.
Recomendação
A OAB-PB orienta que clientes certifiquem-se cuidadosamente sobre pedidos de pagamento por telefone ou mensagens, mantendo contato com seu advogado pessoalmente ou por ligação telefônica no número fornecido pelo profissional contratado e agendado nos seus contatos.
MaisPB
DISPUTA - 17/09/2025