João Pessoa, 11 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

O escritor Everaldo Dantas da Nóbrega lança nesta quinta-feira ´O Tribunal de Nuremberg – oito décadas depois´

Comentários: 0
publicado em 11/09/2025 ás 07h44

Kubitschek Pinheiro

A história do  Tribunal de Nuremberg, uma corte internacional estabelecida após a Segunda Guerra Mundial para julgar os principais criminosos de guerra nazistas por crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, sempre despertou a arte, o cinema e a literatura.  O escritor paraibano  Everaldo Dantas da Nóbrega fez ampla pesquisa e  vai lançar ´O Tribunal de Nuremberg – oito décadas depois´, no dia 11 de setembro, no Brind Derlicatesse, na praia de Tambaú, às 18h30 e se estende até as 20h30

Segundo o autor, seu 18º é para que as pessoas mais velhas não esqueçam e as mais jovens tomem conhecimento das barbaridades que ocorreram durante a II Guerra Mundial. E do que se passou no Julgamento de Nuremberg. “Assim sendo, conscientizem-se de que, mesmos os mais poderosos, estão sujeitos a julgamentos e às penalidades das leis”, registra Everaldo Dantas

O livro traz um registro com todos os fatos, condenações e a obra chega atual oitenta anos depois da barbárie que assolou o mundo. Como registro no final da introdução, o livro saiu da maneira como o idealizei. E tal qual eu o queria”, explica.

O prefácio do jornalista e escritor Evandro da Nóbrega, (irmão do autor), a apresentação do juiz federal, João Bosco Medeiros de Sousa, a orelha do subprocurador da República, Eitel Santiago e o texto da 4ª capa do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho. A pesquisa e a feitura do livro duraram aproximadamente oito meses.

Uma excelente plêiade de intelectuais e juristas o juiz federal João Bosco Medeiros de Sousa, o subprocurador da República Eitel Santiago de Brito Pereira e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho. Tão excelentes que dispensam comentários, apresentações”, pontua o autor de ´O Tribunal de Nuremberg – oito décadas depois´

Everaldo Dantas da Nóbrega lembra que a família Nóbrega, através dos séculos, sempre gostaram de ler e escrever. “E nós, os Dantas da Nóbrega do tronco Fernando Fernandes da Nóbrega e Luzia Dantas da Nóbrega, procuramos manter essa tradição”

Com uma abordagem acessível e ao mesmo tempo profunda, “O Tribunal de Nuremberg Oito Décadas Depois”. promete conquistar desde leitores curiosos até pesquisadores, servindo como referência para quem busca compreender como a justiça pode enfrentar a barbárie.

Poemas – No lançamento de “O Tribunal de Nuremberg – Oito Décadas Depois”. O autor vai lançar uma plaquete ´Poemas Inéditos’, anunciando sua chegada ao time dos poetas paraibanos.