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Especialista mostra impactos das redes na saúde mental

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publicado em 03/09/2025 ás 10h32
atualizado em 03/09/2025 ás 10h33

Ansiedade, depressão, isolamento social, baixa autoestima, problemas de autoimagem corporal, distúrbios do sono, dependência, diminuição da capacidade de concentração… Apesar de oferecerem diversas vantagens, como a possibilidade de se conectar com pessoas de diferentes partes do mundo e obter informações rapidamente, a lista de problemas de saúde causados pelo uso excessivo de redes sociais é grande, segundo os especialistas. E o mais preocupante: os adolescentes e jovens são os mais afetados.

Para ajudar a enfrentar esse problema, dentro da programação da campanha Setembro Amarelo, o Instituto Unimed João Pessoa realizará no próximo dia 17, das 8h30 às 10h30, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a palestra “Conectados ou Isolados? O Impacto das Mídias Sociais na Saúde Emocional”. A apresentação será feita pelo psicólogo e jornalista Luís Augusto Mendes, pós-doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB).

Faça sua inscrição gratuita

O evento tem como público-alvo médicos cooperados e colaboradores da Unimed João Pessoa e gestores de escolas, mas é aberto a toda a sociedade. As inscrições são gratuitas, mas as vagas, limitadas.

Clique no link a seguir e preencha os dados para garantir a sua participação: forms.gle/4vw85PTWzwnhwcR46.

Brasil conectado

Levantamento realizado em 2024 pela We Are Social e pela Meltwater – empresas especializadas, respectivamente, nas áreas de marketing digital e tecnologia para inteligência de mídia social – aponta que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo.

Um outro estudo, também do no ano passado, realizado pela Comscore, organização que atua na análise e medição de audiências multiplataforma, mostrou que o WhatsApp, o TikTok, o Facebook e o Instagram seguem como as plataformas mais consumidas no território brasileiro. O destaque é para o TikTok, que obteve um crescimento de 73% no número visualizações de vídeo entre 2023 e 2024, alcançando a marca de 11,1 bilhões de visualizações.

No ano passado, o Brasil tinha 187,9 milhões de internautas, o que correspondia a 86,6% da população total. O percentual é mais alto que a média sul-americana, de 82,5%. Os brasileiros passavam, em média, 9 horas e 13 minutos por dia na internet.

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