João Pessoa, 27 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, participou, nesta terça-feira (26), em João Pessoa, do II Seminário Estadual da Primeira Infância, que teve como tema “Um olhar ampliado sobre a atenção integral, através da gestão colaborativa”. O evento integrou a programação do Agosto Verde – Mês da Primeira Infância e reuniu gestores, profissionais e representantes da sociedade civil com o objetivo de fortalecer o compromisso coletivo com a garantia de direitos para crianças de 0 a 6 anos.
Durante sua fala, Pollyanna destacou a importância estratégica da primeira infância como fase decisiva para o desenvolvimento humano. “Falar da primeira infância é falar do início de tudo: do despertar da vida, dos primeiros vínculos e dos sonhos que começam a nascer em cada criança. Cada uma delas carrega em si um futuro possível, e cabe a nós garantir que esse futuro seja construído com direitos, proteção e dignidade”, afirmou.
Ações do Governo da Paraíba pela Primeira Infância
Pollyanna destacou ainda os avanços promovidos pelo Governo do Estado no fortalecimento da rede de proteção à primeira infância. Entre eles, destacou a implementação do Pacto Paraibano pela Primeira Infância e do Plano Estadual pela Primeira Infância, elaborados em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo a secretária, esses instrumentos representam ações concretas de articulação intersetorial entre diferentes políticas públicas, indo além do planejamento e avançando para a execução de estratégias que impactam diretamente a vida das crianças.
“Cada ação de formação, cada orientação às famílias, cada serviço que se consolida representa um gesto concreto de transformação. É a garantia de que uma criança crescerá saudável, protegida, amada e com condições de se desenvolver plenamente. É com esse compromisso que seguimos fortalecendo a rede de proteção e assegurando oportunidades para cada criança da Paraíba”, concluiu.
O evento contou com a participação de órgãos estratégicos que trabalham unidos em prol das políticas públicas da primeira infância, entre eles as secretarias de estado das mulheres, da educação, da saúde; além de representantes do TJPB, do TCE, CEAS, CEDCA, Coegemas, Famup.
MaisPB
- 26/08/2025