João Pessoa, 18 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

TJPB e AEMP unem forças para promover cidadania e cuidado na Semana pela Paz em Casa em CG

Comentários: 0
publicado em 18/08/2025 ás 13h17
atualizado em 18/08/2025 ás 13h34
 

Na manhã desta segunda-feira (18), duas importantes iniciativas marcaram o início da 30ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, no Fórum Affonso Campos, na Comarca de Campina Grande: a abertura oficial da campanha e a ação Cidadania e Cuidado. As atividades são fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp). Na abertura, o Grupo Cantores da Colina, da Secretaria Municipal da Assistência Social de CG, fez uma apresentação.

Realizada entre os dias 18 e 22 de agosto, a Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, que visa agilizar o julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa promove a concentração de esforços e a celeridade na tramitação dos processos, além de ações de conscientização sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

O presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, destacou a importância da iniciativa: “Esta edição simboliza o compromisso do Judiciário no combate à violência doméstica contra a mulher. Teremos, ao longo da semana, a realização de 543 audiências em todo o estado da Paraíba. Além disso, essa mobilização reforça os compromissos firmados recentemente em parceria com a OAB, Fecomércio, a Prefeitura de Bayeux e a Secretaria de Administração Penitenciária e Execução Penal”.

A presidente da Aemp, Nalva Coutinho, explicou que a ação Cidadania e Cuidado foi pensada para acolher não apenas as pessoas que comparecem ao Fórum para participar das audiências, mas também o público em geral. “Foram disponibilizados serviços gratuitos como coleta de sangue, em parceria com o Hemocentro, emissão de carteira de identidade e atendimentos de enfermagem, com aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, testes rápidos e vacinação. Também estamos proporcionando momentos de bem-estar, com corte de cabelo e manicure. É uma forma de cuidar da população e ampliar o alcance social da campanha”.

O diretor do Fórum de Campina Grande, juiz Ely Jorge Trindade, destacou a importância da Semana da Justiça pela Paz em Casa, ressaltando que a iniciativa valoriza o trabalho da Vara de Combate à Violência Doméstica, ao intensificar a análise e o julgamento de processos relacionados ao tema. “Essa Semana representa um esforço concentrado para a apreciação do maior número possível de processos envolvendo violência doméstica. Mais do que isso, é uma oportunidade de promover a cultura de paz e conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência doméstica”.

A juíza Graziela Queiroga, que é coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB, enfatizou que essa é a segunda Semana da Paz que ocorre este ano. “Aqui em Campina Grande temos mais de 150 audiências agendadas e, no Estado, mais de 500 audiências, além de dois júris de feminicídio”, disse. A magistrada afirmou, ainda, que estão sendo realizadas diversas ações que compõem não só o ‘Agosto Lilás’, mas em especial essa Semana. “Este dia hoje em Campina está realmente marcado com muita alegria para nós, dando esse salto importante no combate e no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.”

Para o cidadão Adriano Macedo, a iniciativa foi muito positiva. “Foi uma oportunidade ímpar poder tirar minha identidade. Muitas vezes não temos tempo ou acesso fácil, então esse tipo de serviço aqui facilita muito a vida da gente”, afirmou.

A ação conta com o apoio de diversos parceiros, como Sesc (Serviço Social do Comércio), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente), Hemocentro, São Braz e a Unifacisa.

O evento contou ainda com as presenças do desembargador Horácio Ferreira de Melo Júnior; o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio Araújo; e o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (Ampb), juiz Alexandre Targino; além de magistrados(as), servidores(as) e a população em geral.

Doação de sangue – A ação social tem a finalidade também de chamar a atenção para a importância da doação de sangue, tendo como alvo despertar o interesse das pessoas em se tornarem doadoras. Em Campina Grande, militares do Exército e policiais civis fizeram doação de sangue. Para a coordenadora do Atendimento ao Doador de João Pessoa, Adalgisa Lima, essa ação do TJPB e da Aemp é muito importante para a população, bem como a expectativa é coletar bastante sangue. “Esse trabalho ajuda muito a abastecer nosso banco de sangue”.

O Hemocentro estabelece que, para doar sangue, é preciso estar saudável; portar um documento oficial com foto; estar bem alimentado, evitar comidas gordurosas; ter entre 16 a 69 anos; menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal; primeira doação deve ser até os 60 anos e peso acima de 50 Kg.

Por Marcus Vinícius e Kubitschek Pinheiro