João Pessoa, 11 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga, deu como certa, na noite desta segunda-feira (11), em entrevista ao program Hora H, da TV Norte Paraíba, a candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano com a eventual desincompatibilização do governador João Azevêdo (PSB) para disputar o Senado Federal.
“A decisão do governador está clara. Ele vai sair para disputar o Senado e tem deixado claro. Ele imagina em sair para ser candidato ao Senado e com isso assume Lucas Ribeiro, que já disse que será candidato à reeleição. Como o governador está nessa intenção, o governador saindo e Lucas sendo candidato, vamos marchar com a candidatura de Lucas”, afirmou.
Queiroga, que chegou a ter o nome ventilado para concorrer à sucessão de Azevêdo, disse que com a tendência de renúncia do governador para pleitear à senatória, há o desenho para o grupo apoiar à reeleição de Lucas, tratado pelo secretário de finanças do PSB como um nome que tem “viabilidade” eleitoral para ganhar a eleição.
Para Deusdete, caso João optasse por seguir no governo até dezembro de 2026, a “lógica indicaria” que o PSB pudesse colocar um nome próprio para disputa. Porém, para o secretário, o atual cenário mostra que há uma “expectativa natural” para postulação de Ribeiro.
Retorno à disputa eleitoral
Ex-deputado, Deusdete não descarta voltar à concorrer uma eleição, desde que seja para compor como candidato a vice-de Lucas. “Nesse agrupamento eu topo qualquer coisa. Não vejo dificuldade. Não sou candidato a vice, isso nunca foi especulado. Mas, evidentemente, se chegar a esse tempo e se vier, será honroso compor ao lado de Lucas Ribeiro”, afirmou.
O eventual cenário indica que o PSB seria contemplado com duas vagas na chapa majoritária: a de senador, com João Azevêdo, e uma de vice. Para Queiroga, isso não será problema.
Impasse com Cícero
Nas últimas eleições municipais, a base de João Azevêdo optou por votar em Cícero Lucena para prefeito de Capital. Na briga interna no PP para ser o escolhido e concorrer à sucessão, o gestor pessoense tem aberto diálogo com setores da oposição, a exemplo do PSDB, de quem foi adversário nos pleitos recentes.
Na TV Norte Paraíba, Deusdete avaliou que uma eventual aliança de Lucena com setores da oposição não seria bem vista pela Paraíba.
“Eu não ficaria feliz de ver essa imagem [Cícero e oposição juntos]. Acho que da forma que está sendo colocado, nem a Paraíba ficaria feliz com isso. Cícero recebeu apoio do PP, PSB, Republicanos… essas pessoas [oposição] votaram contra ele. Ninguém ficaria feliz em ver essa fotografia”, avisou.
Integrante do Diretório Estadual do PSB, Deudeste espera que Cícero e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder do PP na Paraíba, consigam se entender e todos possam marchar juntos.
“Não gostaríamos de perder. Quem gostaria de perder uma liderança como a do prefeito da Capital, reeleito e com uma aceitação muito alta? Continuo acreditando muito que a gente vá conseguir esse consenso”, citou.
MaisPB
VÍDEO - 08/08/2025