João Pessoa, 11 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
justiça

MP investiga Bolsonaro por associar presidente Lula a regime ditador

Comentários: 0
publicado em 11/08/2025 ás 14h02
Foto: Agência Brasil

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu um inquérito nesta segunda-feira (11) para investigar se o ex-presidente Jair Bolsonaro cometeu crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O caso se refere a uma mensagem enviada pelo ex-mandatário que associava Lula à execução de pessoas LGBQIA+ pelo regime ditatorial de Bashar al-Assad, da Síria.

O pedido de investigação partiu do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que o encaminhou à direção geral da Polícia Federal em julho. O MP, no entanto, entendeu que a investigação deveria ser conduzida pela Justiça estadual e a remeteu para a Polícia Civil do Distrito Federal. Cabe à pasta pedir a abertura de inquéritos por supostos crimes contra a honra do presidente da República.

A mensagem sob investigação teria sido enviada por Bolsonaro pelo WhatsApp em janeiro. Um cidadão apresentou uma notícia crime ao Ministério Público Federal, que, por sua vez, o remeteu ao Ministério da Justiça.

Bolsonaro está em prisão domiciliar no âmbito de outro inquérito que o investiga por uma suposta articulação junto aos Estados Unidos para pressionar autoridades brasileiras a conceder anistia a ele e outros envolvidos na trama golpista.

MaisPB com O Globo