João Pessoa, 03 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente Lula (PT) disse, neste domingo (3), que o confronto diplomático com os Estados Unidos exige cautela após o tarifaço contra produtos brasileiros pelo presidente Donald Trump. Em entrevista, Lula afirmou que há “limites” para o embate com o governo norte-americano.
“O governo tem que fazer aquilo que ele tem que fazer. Por exemplo, nessa briga que a gente está fazendo agora, com a taxação dos Estados Unidos, eu tenho um limite de briga com o governo americano. Eu não posso falar tudo que eu acho que eu devo falar, eu tenho que falar o que é possível falar, porque eu acho que nós temos que falar aquilo que é necessário”, afirmou o petista.
A fala ocorre em meio à tensão entre o Brasil e os EUA, após Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Além das sanções contra o ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, usada pelos Estados Unidos para punir estrangeiros acusados de violar direitos humanos.
Na última sexta-feira (1º), Trump disse à imprensa que Lula poderia “ligar para ele quando quiser”. O presidente brasileiro respondeu, horas depois, que seu governo “sempre esteve aberto ao diálogo”. No entanto, até o momento, os dois líderes ainda não conversaram diretamente.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025