João Pessoa, 24 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O empresário e presidente do Hospital Help, Dalton Gadelha, elogiou o governador João Azevêdo (PSB), nesta quinta-feira (24), em entrevista ao Programa Hora H, da Rádio POP FM 89.3 e da Rede Mais Rádios, pelos investimentos na saúde de Campina Grande, incluindo os convênios assinados com os hospitais HELP e Antônio Targino para ampliação de cirurgias e tratamentos oncológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O empresário disse que as ações chegam numa hora de muita necessidade da população do município.
“O governador está dando um socorro grande à população, que está sofrendo muito nas filas esperando uma oportunidade, muitas vezes de uma simples consulta. Então este é o fato inicial e agudo que nos estamos atravessando e ele chega junto”, disse Dalton, para quem a atual saúde do município é “um caos absoluto”.
Gadelha enfatizou que os investimentos realizados em Campina Grande pelo Governo do Estado cooperam para a viabilização do que ele denomina de um Polo Médico. O empresário citou o Hospital da Mulher, com 400 leitos, o Hospital de Clínicas e o Centro de Convenções.
“E a médio e longo prazo, ele quer transformar Campina Grande em um grande Polo Médico de interior do Norte e Nordeste, e um dos mais importantes do Nordeste e do Brasil”, projetou.
“O melhor governador da história da Paraíba”
Na entrevista, Gadelha ainda revelou que não votou no atual gestor estadual, mas que considera João Azevêdo o “maior governador da história da Paraíba”.
“Esses dados me levaram à convicção de que o governador João Azevedo foi o melhor governador na minha concepção que eu vi no estado da Paraíba. Não por questões à toas, não por questões políticas, de conotação política, mas de uma realidade que eu assisti. E agora essa grande perspectiva da construção do Polo Médico de Campina, com essas bases aqui, isso daí é uma coisa fenomenal e que vai resolver de uma vez por todas o problema da saúde de Campina Grande, que diga-se de passagem, é um caos absoluto”, afirmou.
“A luta para se conseguir o equilíbrio fiscal é uma coisa amarga e que nós não conseguimos até hoje. O governador João Azevedo, como pedra basilar, ele consegue o equilíbrio fiscal do estado da Paraíba. Isso, a partir daí, ele pode começar a desenvolver o seu projeto de crescimento”, historiou.
“A Paraíba passou a crescer 9% ao ano, bem acima da média nacional de 2,5%. A Paraíba tem uma reserva monetária, uma poupança que é capaz de pagar a dívida do estado toda de uma única vez, se assim for do desejo do governador, que não é um bom negócio. Na minha concepção, porque são dívidas de longo prazo, é preferível tocar o desenvolvimento do Estado”, opinou Gadelha, ao citar uma lista de grandes obras em andamento na Paraíba.
Convênio
Ao todo, serão investidos R$ 16,7 milhões. O HELP será contemplado com a realização de cirurgias eletivas em diversas especialidades pelo programa Opera Paraíba.
Dentre os procedimentos, estão serviços de oncologia, como quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, consultas e cirurgias oncológicas, além da oferta de exames de imagem especializados.
O convênio com o Hospital Help assegurará serviços de apoio diagnóstico, terapêutico e laboratoriais para análises clínicas, anatomopatológico e imunohistoquímico, fortalecendo a assistência em média complexidade. Também serão oferecidos serviços médicos cirúrgicos especializados, ambulatoriais e hospitalares, voltados para cirurgias eletivas nas especialidades de aparelho digestivo, cabeça e pescoço, cardiologia, geral, ginecologia, mastologia, neurologia, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, plástica, proctologia, torácica, urologia e vascular, fortalecendo o programa Opera Paraíba.
Ainda serão disponibilizados serviços especializados em tratamento oncológico com Quimioterapia, Radioterapia/braquiterapia e Oncohematologia para atuarem na ampliação e fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde na linha de cuidado em Oncologia da Paraíba aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025