João Pessoa, 18 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (18) que seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pode ser preso caso retorne ao Brasil. A declaração foi feita ao ser questionado sobre o impacto da operação da Polícia Federal (PF), deflagrada hoje, na atuação de Eduardo nos Estados Unidos.
“Não sei. Tem que falar com ele. Eu não posso mais falar com ele agora. Ele não vem mais para cá, eu acredito. Se voltar para cá, vai ser preso”, declarou Bolsonaro.
Jair Bolsonaro, de acordo com determinação do STF, está proibido de manter contato com o filho que está nos EUA. Além disso, o ex-presidente – que está usando tornozeleira eletrônica – também foi submetido a outras medidas cautelares: proibição de acessar redes sociais, recolhimento domiciliar noturno e impedimento de manter contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros e outros investigados no inquérito.
Na decisão que autorizou a operação desta sexta (18), o ministro Alexandre de Moraes afirmou que as condutas de Bolsonaro e do filho caracterizam “CLAROS e EXPRESSOS ATOS EXECUTÓRIOS e FLAGRANTES CONFISSÕES DA PRÁTICA DOS ATOS CRIMINOSOS, em especial dos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e atentado à soberania e permanecem, sempre no sentido de induzirem, instigarem e auxiliarem governo estrangeiro a prática de atos hostis ao Brasil e à ostensiva tentativa submissão do funcionamento do Supremo Tribunal Federal aos Estados Unidos da América, com a finalidade de “arquivamento/extinção” da AP 2668.”
MaisPB
Wolney Queiroz - 16/07/2025