João Pessoa, 09 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O governador João Azevêdo prestigiou, nesta quarta-feira (9), em João Pessoa, a entrega de 14 ônibus para a Região Metropolitana (Cabedelo, Conde, Bayeux, Santa Rita e a própria Capital). Com isso, a renovação da frota já chega a 53%, oferecendo aos usuários do transporte público mais conforto e segurança, principalmente no caminho para o trabalho. Redução de ICMS sobre combustíveis está entre as iniciativas do Governo da Paraíba que têm contribuído para o ritmo da renovação da frota.
Os novos ônibus contam com piso antiderrapante, poltronas com lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida, idosos e gestantes, sistema de campainha sem fio, sistema de câmeras de monitoramento, corrimões com textura táteis, espaço reservado para cadeirantes, elevador hidráulico para cadeirantes e sistema de travamento das rodas, não permitindo o movimento do veículo com as portas abertas.
Durante a entrega, ocorrida no Terminal Rodoviário de João Pessoa, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da iniciativa para a mobilidade urbana e qualidade de vida da população. “Com a entrega de hoje, chegamos a mais de 50% de renovação da frota — com ônibus totalmente novos, com todas as condições de mobilidade e de atendimento à nossa população. A Paraíba continua avançando em todos os segmentos, inclusive no transporte público, na mobilidade urbana, fazendo com que o cidadão e a cidadã passem menos tempo no transporte e mais tempo em casa, com a sua família”, afirmou.
“Para isso, temos trabalhado nos últimos anos com redução de impostos sobre o combustível, que é o grande peso para quem tem uma estrutura como essa — mas principalmente para evitar que a passagem suba e chegue no bolso do trabalhador”, acrescentou João Azevêdo, ao lembrar outras iniciativas do Governo da Paraíba que beneficiam a população na mobilidade urbana, como a Integração Temporal — com subsídio de 50% sobre a passagem — e o Passe Livre para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio — um investimento de R$ R$ 89 milhões.
O vice-governador Lucas Ribeiro também destacou a importância da renovação da frota dos ônibus que atendem a Região Metropolitana de João Pessoa. “São ônibus novos, confortáveis, com acessibilidade — são mais de 53% de renovação da frota desde 2023, trazendo mais qualidade de vida para a população da Região Metropolitana, que depende do transporte público principalmente para trabalhar e ganhar o seu sustento”, disse.
O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), Carlos Pereira, evidenciou a qualidade dos ônibus entregues. “São ônibus novos, zero-quilômetro, que vêm se somar a esse ritmo de renovação que temos tido. E é muito importante que a população cuide bem desses ônibus, para que eles continuem com essa qualidade que estamos vendo”, observou.
Antônio Fleming, gerente-executivo de Transportes do DER, enfatizou o caráter sustentável dos ônibus entregues. “São ônibus que poluem menos, melhorando a qualidade de vida da população com um ar mais puro, fazendo com que a poluição seja bem menor em comparação aos que estão sendo substituídos. Outro ponto importante é a acessibilidade — esses ônibus vêm com um sistema de elevadores modernos, eliminando as dificuldades que o sistema anterior tinha na plataforma de acesso, que batia no meio-fio devido aos vários desníveis que existem nas calçadas”, ressaltou.
O diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Moreira, falou da importância da parceria com o Governo da Paraíba para a manutenção do ritmo de renovação da frota de ônibus. “A entrega desses 14 ônibus zero-quilômetro que as concessionárias e o Governo do Estado fazem para a população da Região Metropolitana representa mais de 50% de renovação da frota desde 2023. É um compromisso que nós temos para entregar à população mais qualidade de vida, com ônibus menos poluentes — eles poluem 80% menos que a motorização anterior —, praticidade no embarque e desembarque, respeito às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com assentos para esse público já reservados. E essa parceria com o Governo do Estado tem sido muito importante, com redução do ICMS sobre o óleo diesel e o subsídio de 50% no valor da passagem para a integração”, comentou.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Santa Rita, comemorou a chegada dos novos ônibus por facilitar o deslocamento dos PcDs. “Esse ato representa não apenas qualidade de vida para todos nós, mas também inclusão. Por isso, hoje é um dia de muita alegria”, comemorou.
Presidente da ONG Educar para o Trânsito, Educar para a Vida (ETEV), Luiz Carlos André explicou por que a entrega dos novos ônibus vem ao encontro do objetivo principal da ONG, que é a redução no número de sinistros. “Ônibus com essa qualidade que estamos vendo são um estímulo para que nossa população cada vez mais passe a usar o transporte coletivo. Menos carros nas ruas é igual a menos sinistros de trânsito”, acrescentou.
O transporte coletivo metropolitano atende diariamente, em média, 28.412 passageiros em dias úteis — são em torno de 680 mil pessoas transportadas mensalmente.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 09/07/2025