João Pessoa, 29 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, condenado por fraude financeira no Vaticano, não participará do Conclave para a eleição do novo Papa, que inicia no próximo dia 7 de maio. Em declaração, ele disse que a decisão obedece “à vontade do Papa Francisco”.
“Tendo em mente o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir à comunhão e à serenidade do Conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco de não entrar em Conclave, permanecendo convencido de minha inocência”, declarou o cardeal.
Angelo Becciu era próximo do papa e foi nomeado cardeal por Francisco. Na Igreja, assumiu responsabilidades na Cúria romana, na Congregação para a Causa dos Santos e na Secretaria de Estado.
Em 2023, por desvios financeiros – entre eles a aquisição de um imóvel de luxo em Londres com dinheiro de uma coleta anual para obras de caridade – o cardeal foi condenado em primeira instância a cinco anos e meio de prisão, pela Justiça da Santa Sé.
O cardeal recorreu da sentença e aguarda em liberdade o recurso. Na época do processo, em 2020, Angelo foi afastado das funções, mas conservou o título de cardeal.
MaisPB
ELEIÇÕES 2026 - 28/04/2025