NA SEXTA-FEIRA HU faz realiza mutirão de cirurgias para tratamento de incontinência urinária
Distúrbio altamente prevalente entre a população feminina, a incontinência urinária é a perda involuntária da urina causada por fatores como esforço físico, tosse e espirro. Com o objetivo de promover melhor qualidade de vida a essas mulheres, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado à Ebserh, irá realizar mais um mutirão de cirurgias de sling.
A ação acontece nesta sexta-feira (18) e irá beneficiar oito pacientes já reguladas que são atendidas no ambulatório de ginecologia do hospital. O mutirão é realizado regularmente para atender pacientes que necessitam da cirurgia de sling e promover a prática cirúrgica na formação de profissionais. “O HULW é um hospital escola, o nosso maior objetivo é ensinar ao aluno a prática cirúrgica e fazer com que eles adquiram habilidades e melhorem sua técnica cirúrgica, além de segurança para realizarem procedimentos ginecológicos, quando estiverem no mercado de trabalho. Então, estamos sempre realizando procedimentos com os residentes, além do treinamento, estamos reduzindo o número de pacientes que necessitam desse tratamento, benefício para a população e para os residentes”, disse a médica ginecologista do HULW, Ana Lúcia Gomes Alvino.
A incontinência urinária tem impacto direto na qualidade de vida das pacientes, trazendo consequências sociais, emocionais e econômicas, “ninguém quer perder urina ou deixar de fazer algumas atividades, como exercícios físicos, ou deixar de ir a alguns eventos ou usar absorventes com medo do escape de urina. Causa isolamento social, queda da produtividade, vergonha, ansiedade e baixa estima”, expressa Ana Lúcia.
Incontinência Urinária
Ana Lúcia explica que a incontinência urinária de esforço é a mais comum, “é toda perda de urina decorrente de algum esforço físico como pular, correr ou tossir”, disse. Já a incontinência mista é quando a paciente perde urina tanto pelo aumento da pressão intra-abdominal (tossir, espirrar ou atividade física) quanto a perda por urgência (desejo imediato de urinar).
Cirurgia de sling
A cirurgia de sling é um procedimento minimamente invasivo que trata a incontinência urinária por meio da colocação de uma tela na uretra da paciente. “Essa tela tem o objetivo de corrigir a disfunção da uretra que está associada a uma falha no seu mecanismo de fechamento do esfíncter uretral (conjunto de músculos que controlam a passagem de urina da bexiga para a uretra), em repouso”, disse a médica ginecologista do HULW, Ana Lúcia. A tela promove uma torção dinâmica da uretra em situações de esforço e dessa forma a paciente não perde urina.
Para ampliar o serviço, é prevista a realização de mais um mutirão em julho deste ano, a iniciativa é liderada nacionalmente pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e busca reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, por meio do projeto “Ebserh em Ação” e do Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE), que amplia o acesso a cirurgias e exames em hospitais universitários federais.
Para Ana Lúcia, a atividade é importante no ensino associado ao cuidado com a paciente, “a nossa missão é formar ginecologistas capacitados, aprimorados tecnicamente e diminuir o número dos pacientes que estão aguardando por esses procedimentos”, ressalta a profissional.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
MaisPB