João Pessoa, 25 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PESQUISA

Agências de viagens influenciam turistas na escolha pela Paraíba

Comentários: 0
publicado em 25/01/2012 às 17h56

Os números apresentados pela Pesquisa do Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, divulgados nesta terça-feira (24), revelam que 9,75% dos turistas acatam indicação de agências de viagens. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destaca, segundo mostrou a pesquisa, que as sugestões das agências de viagens e de publicidade institucional refletiram no aumento da quantidade de turistas que optaram por conhecer os atrativos do "Destino Paraíba”.

De acordo com os números referentes aos turistas ouvidos na pesquisa, além dos 9,75% que aceitaram a indicação de agências de viagens, outros 5,72% tomaram conhecimento do "Destino Paraíba” por meio de publicidade governamental.

Em pesquisa realizada entre 2010 e 2011, os números foram os seguintes: 5,13% (agências de viagens) e 1,47% (publicidade institucional). "Esse aumento é o resultado positivo das ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo desde o início da atual administração, em especial, nas atividades ligadas ao turismo”, explicou Ruth.

Ela ressalta ainda as ações promovidas nos principais mercados emissores de turistas para o Nordeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia), como treinamentos com profissionais das maiores agências e operadoras de turismo e promoção de visitas diretas nas empresas.

Massificação da divulgação – Ruth Avelino destacou que a PBTur também fechou 2011 implementando a divulgação institucional em veículos de comunicação, inclusive nacionais e internacionais. Ela citou, por exemplo, as revistas Veja, Rota Viva e Lifein, de Portugal.

De acordo com a PBTur, as peças publicitárias mostravam o potencial turístico paraibano, partindo do produto "sol e mar”, seguindo orientação da Embratur e Ministério do Turismo. "Retomamos, nessa gestão, as ações de divulgação com os principais veículos de comunicação do País. Isso, sem falar que iniciamos 2012 participando de feiras de turismo na Holanda e Espanha”, enfatizou a presidente da PBTur.

Ela também apontou as ações em busca de mídia espontânea, havendo o convite, a cada mês, desde janeiro do ano passado, para um jornalista de veículo de grande circulação conhecer os pontos turísticos da Paraíba. Segundo Ruth, praticamente todos os grandes portais e cadernos especializados em turismo produziram reportagens sobre o "Destino Paraíba”.

Além dessas ações, ela destacou a parceria com o trade paraibano nessas ações, como a Abih-PB, Abrasel, João Pessoa Convention Bureau, Sebrae-PB, Fecomércio, Abav, entre outros.

Em 2012 – Este ano, o Plano de Ação da PBTur com as operadoras de viagens prevê treinamentos dos agentes de viagens de São Paulo e do interior do Estado. Capitais como Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Blumenau e algumas cidades do Rio Grande do Sul estão no cronograma de capacitação.

Já na primeira quinzena de fevereiro, nos dias 8 e 9, a PBTur participa do 18º Workshop & Trade Show CVC, em São Paulo, evento que reunirá cerca de dez mil visitantes de todo o Brasil. Neste evento, os participantes vão conferir lançamentos da CVC e de cerca de 700 expositores do mercado brasileiro e principais players do turismo mundial.

Secom-PB

Leia Também