João Pessoa, 11 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA EPITÁCIO

Bloco Folia Cidadã desfila hoje ao som da Agitada Gang

Comentários: 0
publicado em 11/02/2012 às 14h23

O Projeto Férias, Arte e Cidadania, realizado durante o mês de janeiro pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estará encerrando as atividades, neste sábado (11), com o desfile do Bloco Folia Cidadã, puxado pelo Bloco Agitada Gang, dentro do Projeto Folia de Rua. A concentração se dará a partir das 16h, na Avenida Epitácio Pessoa (em frente à Academia Corpo Livre).

O Bloco Folia Cidadã, criado há sete anos, irá desfilar pela primeira vez no Projeto Folia de Rua. A expectativa de Marcela Arbia, diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), responsável pela execução do projeto de férias, é levar mais de duzentos foliões, integrantes das oficinas de confecção de máscaras, adereços, teatro e música com instrumentos de sopro e percussão, voltadas para o frevo, além dos seus familiares.

Desde 2006 – Segundo Marcela, o bloco é resultado do amadurecimento do Projeto Férias, Arte e Cidadania que é desenvolvido nos Centros de Referência da Cidadania desde o ano de 2006. O Projeto foi criado com o objetivo de ocupar o tempo ocioso dos adolescentes e jovens durante o período de férias escolares.

Ela explicou que em 2012, o projeto amadureceu, passando a explorar um dos eixos dos Centros de Referência da Cidadania (CRC), que é o resgate da cultura local de um jeito bastante lúdico. Como o projeto acontece sempre no período que antecede o carnaval, no mês de janeiro, e levando-se em consideração o fato de que o carnaval é arte, tradição e cultura, todas as oficinas foram pensadas para se trabalhar o tema.

“A questão da cidadania não é estática e a prova disso foi o amadurecimento que o projeto alcançou ao longo desses sete anos”, revela Marcela, lembrando que a conquista da cidadania vai acontecendo a partir do empoderamento da população. “A parceria com o Agitada Gang se dá pela identificação que o grupo tem com as diretrizes da Dipop”, justificou.

Segundo a diretora, a importância dessa iniciativa é exatamente a de sair dos CRCs para que a cultura carnavalesca possa interagir com o que está acontecendo na cidade. “Esta é a proposta da gestão municipal”, destacou. Esse ano, cerca de 350 adolescentes e jovens participaram das oficinas do Projeto Férias, Arte e Cidadania, nos CRCs, distribuídos em onze bairros de João Pessoa.

Hino – O jornalista Ricardo Farias é o autor do hino do bloco intitulado Folia Cidadã. O arranjo é do músico paraibano Gilvan Pedro de Almeida.
 

Secom – JP

Leia Também