João Pessoa, 11 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA PARAÍBA

Mais 7 mil homens farão a segurança nas prévias e no Carnaval

Comentários: 0
publicado em 11/02/2012 às 09h42

Mais de sete mil policiais civis, militares e bombeiros militares vão fazer a segurança dos foliões durante as prévias carnavalescas em João Pessoa, e nas festas de Carnaval em todo o Estado. O plano especial de segurança elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) foi apresentado nesta sexta-feira (10), durante uma entrevista coletiva realizada na sede da instituição.

Uma das novidades, este ano, é o emprego de mais tecnologia na prevenção e combate aos crimes. A polícia vai ampliar o monitoramento por câmeras durante os principais eventos realizados no Estado. Serão empregados 12 equipamentos de alta resolução e com visualização de longa distância, distribuídos em pontos estratégicos do percurso dos principais blocos. Além da estação fixa, em parceria com a STTrans, haverá uma estação móvel de monitoramento que circulará por pontos considerados estratégicos.

"Nós estamos buscando, cada vez mais, utilizar novos equipamentos e tecnologias que favoreçam a ação policial, objetivando a redução dos índices criminais. Nossas polícias estão prontas para garantir segurança e tranquilidade para a população neste carnaval”, garantiu o secretário Cláudio Lima, ressaltando que o emprego do efetivo para os eventos não comprometerá o policiamento normal em todo o Estado.

Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é que haja um aumento de público nos eventos carnavalescos, com a procura de turistas pelo roteiro paraibano neste Carnaval.

Efetivo – A Polícia Militar vai empregar um efetivo de 4.683 homens, 300 viaturas, 120 motos para patrulhamento, 30 cavalos e 23 cães, além de 200 estações móveis de comunicação. Já o efetivo dos Bombeiros Militares será de 1.221, com serviço de guarda-vidas, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, vistorias e combate a incêndios, tendo à disposição 69 viaturas. Os bombeiros também vão distribuir pulseiras de identificação para crianças e panfletos com orientações para banhistas que visitarem áreas de mananciais.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, lembrou a importância do envolvimento de toda a população com a segurança pública, adotando medidas preventivas. "A polícia está pronta para fazer sua parte e esperamos que a população colabore, agindo de forma preventiva, evitando que se tornem vítimas de violência”, orientou.

A Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 996 homens, entre delegados, agentes e escrivães. Ao todo, serão usadas 140 viaturas, além de duas delegacias móveis. Do Instituto de Polícia Científica (IPC) serão 38 peritos, 14 viaturas e dez rabecões para atender às demandas em todo o Estado. Em João Pessoa, os blocos com maior concentração de público vão contar com efetivos diferenciados. Durante o bloco Muriçocas do Miramar, serão disponibilizados 800 policiais. O reforço também vai acontecer durante o bloco das Virgens de Tambaú, com 600 homens.

Funcionamento das delegacias – Durante o desfile dos blocos Muriçocas e Virgens de Tambaú, a 3ª Delegacia Distrital, na Epitácio Pessoa, e a 10ª Delegacia Distrital, em Tambaú, vão funcionar em regime de plantão extraordinário e uma delegacia móvel será instalada na concentração de cada bloco. Também haverá atendimento em delegacias especializadas. A população vai contar, ainda, com o serviço da delegacia online (www.delegaciaonline.pb.gov.br), para ocorrências simples como furto e extravios de documentos e pertences.

Durante os desfiles do Picolé de Manga e Cafuçu, haverá plantão na 2ª Delegacia Distrital, no Centro, além de uma delegacia móvel na concentração dos blocos. Para o desfile das escolas de samba do Carnaval Tradição, na avenida Duarte da Silveira, haverá reforço no plantão da 1ª Delegacia Distrital, em Cruz das Armas, e a instalação de uma delegacia móvel no local.

As cidades de Baía da Traição, Lucena, Pitimbu e a praia de Jacumã (Conde) vão ter equipes da Polícia Civil de plantão 24 horas para atendimentos às ocorrências durante o Carnaval.

Participaram da entrevista coletiva o subcomandante da Polícia Militar, coronel Castro, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, o delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento, o diretor do IPC, Humberto Pontes, e o diretor de trânsito da STTrans, Cristiano Nóbrega.
 

Secom PB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas