João Pessoa, 25 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DENÚNCIA DO NEW YORK TIMES

Jair Bolsonaro confirma que ficou na Embaixada da Hungria: “Não vou negar”

Comentários: 0
publicado em 25/03/2024 às 15h58
atualizado em 25/03/2024 às 16h13

O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (25), ter permanecido dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília, logo após ser alvo de uma operação da Polícia Federal que apreendeu seu passaporte, em fevereiro.

“Não vou negar que estive na embaixada, sim. Não vou falar onde mais estive. Mantenho um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo. Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto-final. O resto é especulação”, afirmou à Bolsonaro à coluna do jornalista Igor Gadelha, do site Metrópoles.

O jornal The New York Times revelou que chegou à embaixada no dia 12 de fevereiro  acompanhado de dois seguranças e permaneceu na sede da representação da Hungria até o dia 14 do mesmo mês.

Quatro dias antes de Bolsonaro se abrigar na embaixada, a PF tinha apreendido o passaporte dele, com base em uma investigação que apura uma suposta trama golpista liderada pelo ex-presidente para permanecer no poder após a derrota para Lula nas eleições de 2022.

Pela legislação internacional, embaixadas são consideradas invioláveis, sob jurisdição de outros países, não podendo ser objeto de busca, requisição, embargo ou medida de execução. Isso significa que, mesmo com uma ordem de prisão, Bolsonaro não poderia ser detido dentro da embaixada sem a autorização de autoridades da Hungria.

MaisPB

Leia Também