João Pessoa, 17 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

As flores de Scorsese

Comentários: 0
publicado em 17/02/2024 às 07h00
atualizado em 16/02/2024 às 20h53

 

(Em memória de Walter Galvão)

Com 80 anos, o cineasta Martin Scorsese acena da arena de combate. Sua genialidade, sustenta a altivez.

Diálogos e imagens surpreendentes vazam de seu filme “Assassinos da Lua das Flores”, que parte de uma premissa de reparar a injustiça histórica com um povo exterminado e seus opressores.  O filme  vem do livro  do jornalista David Grann.

Os oprimidos são os mesmos, desta vez os osages, uma nação de nativos americanos que é alojada pelo governo num território indígena no Estado de Oklahoma e lá enriquece, no início do século 20, quando se descobre petróleo na região.

Na trama (fatos reais), o homem branco, sempre ele, é o maior opressor representado pela família do rancheiro William King Hale (Robert De Niro), com a potencialidade imposta de promover a extinção dos osages e se apossar de suas terras. Sempre foi assim.

Hale festeja a chegada do sobrinho Ernest (Leonardo DiCaprio) indicando-o para cortejar uma das herdeiras Osage, Mollie (Lily Gladstone), mas é Scorsese quem rouba cena no final.

Indígenas, jorros de petróleo, gananciosos, agentes do FBI estão juntos no mesmo espaço e não é difícil imaginar esses grupos diante da maior minoria étnica coagindo o tempo, a vida, o sonho dos osages

“Assassinos da Lua das Flores” é o cinema como arte e não o cinema midiático.

“Conteúdo é algo que você consome e joga fora”, definiu o cineasta em uma entrevista, irritado com o momento que a indústria cinematográfica que hoje movimenta remakes, reboots e heróis de quadrinhos. “Haverá gerações que pensarão que aqueles são os únicos tipos de filmes que existem”, aponta MS.

Como sempre, o diretor foge dessa tendência. O resultado é uma obra visualmente impactante.

São linhas de mãos riscadas, perdidas, como se o mundo pudesse dissipar-se ou deixar de existir o canteiro das flores da lua, sem uma prece diária, sem pena e sem dó.

Um filme cheio de lembranças cruéis.Assassinos da Lua das Flores” é mais um carimbo da arte de Scorsese, que passa pela pele do sonho, enquanto seguimos as ilusões.

Três horas não é nada para esse filme, sequer dar cabo de toda desgraça com ênfase, (peço desculpa)

 

Kapetadas

1 – Se entramos em apocalipse, não sei, mas a Baby do Brasil já está nele faz tempo.

2 – Hoje não estão prendendo gente por hora, é por minuta.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também