João Pessoa, 27 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, garantiu, nesta segunda-feira (27), que até o final de 2014 as obras do eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco serão concluídas. Já as do eixo Norte, devem ficar prontas em 2015. Os dois trechos beneficiam municípios paraibanos. A declaração foi dada durante o Seminário Transposição do Rio São Francisco – O que Fazer Quando a água Chegar, que acontece no Hotel Hardman, em Manaíra, na orla de João Pessoa nesta segunda-feira (27).
Fernando Bezerra afirmou que “estamos vivendo a expectativa otimista e acreditamos que iremos cumprir o cronograma que foi acertado com a presidenta Dilma”.
O auxiliar do Governo Federal explicou que o eixo Leste, que captará água no lago da barragem de Itaparica, na Bahia e passará pelo município de Monteiro na Paraíba, será concluído até o final de 2014. Já os 402 quilômetros do Eixo Norte, que vai de Cabrobó em Pernambuco a Cajazeiras, passando pelo Ceará deverá ser entregue até o final de 2015.
O ministro lembrou que neste foram retomadas as obras nos estados de Pernambuco e Ceará e, com isto, acredita que conseguirá cumprir o cronograma estabelecido pela presidência.
O evento – A palestra de Fernando Bezerra Coelho faz do Seminário Transposição do Rio São Francisco – O que Fazer Quando a água Chegar que foi sugerida pelo ministro da Integração Nacional ano passado.
Na ocasião, o ministro vai expor para autoridades do Governo, órgãos federais, prefeitos das áreas a serem afetadas e especialistas a realidade da obra de Transposição do Rio São Francisco e a projeção de conclusão para utilização dos municípios.
Durante a palestra, o Ministro apresentará detalhes das obras nos dois canais no Estado da Paraíba, bem como a repercussão no Ceará e Rio Grande do Norte, a partir das ações originalmente no Estado de Pernambuco levando – o a expor minuciosamente a situação em cada trecho, bem como a projeção para término dos serviços.
Fernando Bezerra Coelho explicará ainda a importância das ações prévias a serem adotadas pelo Governo do Estado e municípios envolvidos com a Transposição, a partir do Cariri e Agreste paraibano.
Programação – O Seminário contará ainda com a participação de outras autoridades importantes no debate sobre a Transposição, a exemplo do presidente da ANA, Vicente Andreu Gillo, os senadores Vital Filho e Cássio Cunha Lima, o Secretário de Recursos Hidricos, João Azevedo, o presidente da FAMUP, Buba Germano, o Assessor Especial do Ministério da Integração, José Luiz, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.
MaisPB
ESPORTE - 29/10/2025