João Pessoa, 10 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Interiorização, participou, neste sábado (10), das comemorações do Dia Mundial do Rim, com diversas ações de combate e prevenção à Doença Renal Crônica (DRC), na Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande. A iniciativa contou com a parceria de hospitais da cidade.
No local foi montada uma tenda, onde uma equipe prestou atendimentos e deu orientações à população. Foram realizados teste de glicemia, aferição da pressão arterial, orientações sobre direitos sociais, saúde bucal, medicação correta, estresse, alimentação ideal e atividade física. As pessoas atendidas receberam kits com folhetos educativos.
A coordenadora do evento, Maria do Socorro Cruz, explicou que as atividades fazem parte da Campanha "Rins em defesa da vida” e tem por objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e esclarecer os principais aspectos da doença.
Por sua vez, a secretária de Interiorização, Débora Maciel, ressaltou que o avanço dos problemas renais confirma a necessidade de trabalhos preventivos relacionados à doença, por isso o Governo do Estado faz questão de participar da campanha, além de atuar na assistência direta aos pacientes, distribuição de medicamentos e apoio à central de transplantes.
Cuidado com os rins – Os rins são órgãos vitais para o funcionamento do organismo. Eles processam a água, sais minerais e participam diretamente da regulação da pressão arterial, composição do sangue, além de produzir hormônios importantes para a produção de sangue (eritropoetina) e saúde dos ossos (a vitamina D ativa). O rim de um adulto sadio filtra em média 170 litros de sangue. O excesso de líquidos, os agentes químicos externos e outras substâncias são eliminadas na forma de urina.
Há várias maneiras de reduzir o risco de desenvolver doenças renais. Confira as dicas da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes:
1. Mantenha-se em forma e ativo.
2. Mantenha controle regular do nível de açúcar no sangue.
3. Monitore sua pressão sanguínea.
4. Coma de forma saudável e mantenha o seu peso sob controle.
5. Não fume.
6. Não tome remédios por sua conta.
7. Faça exame do seu rim se você tiver um ou mais dos fatores de risco:
•Diabete
•Hipertensão (pressão alta)
•Se você é obeso
•Se algum membro da sua família tiver doença renal
Com cuidados simples você pode evitar problemas futuros. Se precisar de ajuda, procure um médico nefrologista.
Secom PB
CRISE NO PSB - 19/09/2025