João Pessoa, 16 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) inspecionou esta semana a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) localizado em Guarabira (município do Agreste a 98 quilômetros de João Pessoa). Dos 200 atendimentos diários realizados na unidade de saúde, 50% são pediátricos.
De acordo com a promotora de Justiça da Saúde da Comarca de Guarabira, Ana Guarabira de Lima Cabral, o maior problema encontrado diz respeito à sobrecarga de atendimento existente na UPA devido ao mau funcionamento das unidades de Saúde da Família (também chamada de “PSF”, Programa Saúde da Família) da região.
De cada dez atendimentos realizados na UPA, oito referem-se a atendimentos de atenção básica que deveriam ser resolvidos nas unidades do PSF. “A UPA deveria ser a segunda porta de entrada no sistema público de saúde. Essa sobrecarga pode indicar que as unidades básicas de saúde não estão funcionando de forma satisfatória. Esse fato já é objeto de investigação da Promotoria de Justiça”, disse Ana Guarabira.
Além disso, há casos de pacientes encaminhados pelo Hospital de Itapororoca (cidade vizinha) à UPA de Guarabira para a realização de procedimentos simples como radiografia. “O encaminhamento deveria ocorrer da UPA para o hospital e não o contrário”, criticou a promotora.
Estrutura física
A unidade de saúde localizada na PB-057 (acesso à cidade de Araçagi) foi inaugurada em novembro do ano passado para atender pacientes da região. Ela funciona 24 horas. Durante a inspeção, o MPPB constatou que o prédio onde funciona a UPA apresenta excelente estrutura física e possui equipamentos médicos novos e em bom estado.
O pronto-atendimento possui banheiros adaptados que atendem às normas de acessibilidade, além de vagas de garagem em número considerado suficiente. O serviço dispõe de ambulância e todas as salas possuem iluminação adequada. “O ambiente é inteiramente climatizado, inclusive a sala de espera, na qual os pacientes podem permanecer confortavelmente aguardando o atendimento. Todo o atendimento é informatizado e devidamente registrado. Convém, destacar que o ambiente é limpo e organizado”, destacou Ana Guarabira.
O serviço possui quatro médicos, sendo que dois deles são pediatras. A equipe também é formada por enfermeiros, assistente social, pessoal de limpeza e motorista.
Atendimento
Na última quarta-feira (14), a equipe do MPPB encontrou vários pacientes na sala de espera da UPA. Eles passaram por uma triagem que identificou os casos prioritários, de acordo com a gravidade do problema apresentado pelo paciente. “O atendimento não demora, e os pacientes ouvidos demonstraram evidente satisfação quanto ao serviço prestado”, informou a promotora.
Assessoria
CRISE NO PSB - 19/09/2025