João Pessoa, 23 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FISCALIZAÇÃO

Governo reforça Defesa Agropecuária com 23 veículos

Comentários: 0
publicado em 23/03/2012 às 15h50

O governador Ricarado Coutinho entregou, no final da manhã desta sexta-feira (23), 17 caminhonetes Ranger e seis veículos modelo Focus para reforçar a frota da Defesa Agropecuária Animal e Vegetal, da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap). A solenidade ocorreu no salão nobre do Palácio da Redenção e é uma das ações para que a Paraíba consiga a classificação de área livre da aftosa com vacinação, uma das metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os novos veículos vão atender a demanda da Defesa Agropecuária em cada uma das macrorregiões do Estado. Nove municípios assinaram protocolo de intenção visando abrir escritórios de apoio comunitário, numa ação parceria que visa tratar de todo assunto relacionado à agropecuária. "O investimento em sanidade animal e vegetal é uma caminhada essencial para o fortalecimento da economia paraibana”, ressaltou o governador.

Segundo Ricardo, o Governo também está buscando parcerias com os produtores rurais. "Não existe defesa agropecuária nem agricultura se não houver a parceria com os produtores. Por isso conclamo cada uma das partes envolvidas nesse processo para cerrar fileiras. A Paraíba precisa se proteger e, ao mesmo tempo, avançar e transformar a agricultura e a pecuária em importantes indicadores da elevação do nosso Produto Interno Bruto”, disse.

Convênios – Para reforçar o trabalho das equipes da Defesa Agropecuária, o Governo firmou convênio com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar. Seus efetivos vão atuar colaborando com os fiscais da Sedap, no sentido de assegurar, em território paraibano, a circulação de animais e vegetais saudáveis.

O secretário da Sedap, Marenilson Batista, disse que os veículos e os equipamentos (incluindo computadores) serão importantes para estruturar a Defesa Agropecuária. "Os benefícios se refletirão tanto na nossa economia quanto na nossa saúde, pois a Paraíba terá condições de negociar com outros Estados, o que nos trará mais dividendos, e consumirá produtos com a qualidade garantida, o que se nos propiciará uma alimentação saudável”, declarou.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a ação conjunta entre as polícias e a Sedap é um ato é de cidadania, pois terá como alvo principal a saúde da população.

Também firmaram convênio com o Estado as prefeituras de Barra de Santa Rosa, Igaracy, Rio Tinto, Itapororoca, Barra de Santana, São Sebastião de Lagoa de Roça, Salgadinho e Curral de Cima.

Participaram do evento o vice-governador Rômulo Gouveia, o chefe do Serviço de Inspeção e Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Antonio Bernardo da Silva, o vice-presidente da Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa), Vanildo Pereira, e os deputados estaduais Edmilson Soares, Mikika Leitão e João Gonçalves.

Área livre – Os veículos distribuídos nesta sexta entram em atividade a partir da próxima segunda (26), mas, desde já, a entrada de animais vindos de outros estados está sob forte fiscalização. Nas divisas, os postos de fiscalização já dispõem de técnicos plantonistas 24 horas, fiscalizando a entrada e a saída de animais e produtos de origem animal e vegetal.

Também para atender às exigências do Mapa, além de adquirir novos veículos e estruturar as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs), o Governo contratou e treinou 67 técnicos para atuar na vigilância ou defesa agropecuária.

Ações – Além da campanha de erradicação da febre aftosa, por meio de um sistema eficaz de vigilância sanitária animal, a Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba desenvolve as seguintes ações:

Vigilância de alimentação de ruminantes

Programa de prevenção e controle da anemia infecciosa eqüina

Controle de raiva dos herbívoros

Diagnóstico situacional da peste suína clássica

Registro de estabelecimentos com uso animal

Monitoramento de pragas e doenças vegetais

Fiscalização do uso de agrotóxicos

Serviço de inspeção estadual

Barreiras de fiscalização fixas e móveis

Secom PB

Leia Também