João Pessoa, 25 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM JAGUARIBE

Artistas e intelectuais apresentam manifesto em prol da pré-candidatura de Nonato

Comentários: 0
publicado em 25/03/2012 às 17h21

Intelectuais, profissionais dos meios de comunicação e artistas paraibanos estão se mobilizando para a assinatura de um manifesto em prol do nome do jornalista Nonato Bandeira como pré-candidato a Prefeitura da Capital. O documento será apresentado, para prosseguir com a coleta de assinaturas, nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 19h, em evento cultural que será realizado na pizzaria Capitão Farinha, em Jaguaribe, quando também serão comemorados os três anos de funcionamento do local.

O texto do documento ressalta a vinculação de Nonato Bandeira com o movimento cultural, desde que ele presidiu a Associação Paraibana de Imprensa (API) e foi editor de cultura dos jornais O Norte e Correio da Paraíba por mais de uma década.

Como Secretário de Comunicação de João Pessoa, o texto destaca também que Nonato apoiou as ações da Funjope e tornou oportuno o apoio logístico à produção cultural da cidade, a partir de iniciativas de sua própria pasta. “E é por sua experiência política e inteira identificação com as causas sociais, que Nonato está pronto para intermediar o amplo diálogo que o setor cultural exige como fonte de propostas inovadoras que a cidade merece", destaca o documento.

De acordo com os organizadores do Manifesto intitulado "João Pessoa tem Bandeira", a atual gestão, nos últimos anos, "criou novos ‘palcos’ e ampliou o espaço em seu calendário cultural, para os artistas com atuação em João Pessoa, impulsionando, também, a produção artística, via lei de incentivo. “No entanto, é necessário avançar ainda mais. É preciso contemplar, também, todos os setores que ficaram de fora deste processo tornando o modelo de gestão que defendemos, verdadeiramente plural e democrático".

O texto do documento, diz, ainda, que "Nenhum segmento artístico deverá ter prioridade sobre outro, seja no campo popular, seja no erudito. Todos devem ser ouvidos e todas as propostas avaliadas com isenção. Assim se constrói o Estado democrático e de direito. Entendemos que o jornalista Nonato Bandeira, por sua participação direta na construção deste modelo de gestão pública que mudou a história da capital da Paraíba, detém as melhores credenciais para liderar os avanços necessários", destacam.

Segue, na íntegra, texto do Manifesto que será apresentado nesta quarta-feira, em Jaguaribe:

Cultura é a nossa bandeira!

Nos últimos anos fomos testemunhas oculares, quando não partícipes diretos, de um inusitado processo de idealização e implantação de um novo conceito de política pública, para a Cultura, na cidade de João Pessoa.

São inquestionáveis os avanços obtidos com este modelo democrático de gestão pública, que, entre outras medidas, investiu na educação artística e promoveu a inclusão social de artistas e grupos antes marginalizados.

A geografia e a vida social da cidade mudaram radicalmente, para melhor, com a restauração e a preservação do patrimônio histórico e a disseminação de espetáculos gratuitos por toda a cidade.

O poder público criou novos “palcos” e ampliou o espaço, em seu calendário cultural, para os artistas com atuação em João Pessoa, impulsionando, também, a produção artística, via lei de incentivo.

No entanto, é necessário avançar ainda mais. É preciso contemplar, também, todos os setores que ficaram de fora deste processo, tornando o modelo de gestão que defendemos verdadeiramente plural e democrático.

Nenhum segmento artístico deverá ter prioridade sobre outro, seja no campo popular, seja no erudito. Todos devem ser ouvidos e todas as propostas avaliadas com isenção. Assim se constrói o Estado democrático e de direito.

Entendemos que o jornalista Nonato Bandeira, por sua participação direta na construção deste modelo de gestão pública que mudou a história da capital da Paraíba, detém as melhores credenciais para liderar os avanços necessários.

Experiência e vontade política não lhe faltam. Basta lembrar sua atuação na presidência da Associação Paraibana de Imprensa, quando Nonato transformou a API em fórum de debates e palco de apresentações culturais.

A identidade de Nonato com o segmento também teve como alicerces suas passagens pelas editorias de cultura dos jornais O Norte e Correio da Paraíba, onde ampliou espaços para valorização da produção intelectual paraibana.

Como secretário de Comunicação do Município, Nonato apoiou as ações da Fundação Cultural de João Pessoa, e proporcionou apoio logístico à produção cultural da cidade a partir de iniciativas de sua própria Pasta.

Nonato, por suas virtudes, experiência política e identidade com as causas sociais, está capacitado para intermediar o amplo diálogo que o setor cultural exige, como fonte das propostas inovadoras que a cidade espera.

Com Nonato, temos a certeza de estarmos trilhando o caminho certo, para o desenvolvimento cultural da cidade, motivo pelo qual nos unimos em um movimento de apoio à sua caminhada rumo à Prefeitura de João Pessoa.

 


MaisPB com Assessoria

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas