João Pessoa, 25 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CONCURSO

Candidatos fazem provas para o concurso para Guarda Municipal

Comentários: 0
publicado em 25/03/2012 às 19h23

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Administração, realizou neste domingo (25) as provas da primeira etapa do concurso para Guarda Civil Municipal. De acordo com a coordenação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), os candidatos já poderão conferir o gabarito das provas através do endereço eletrônico (www.ibfc.org.br).

No total, se inscreveram 13.323 candidatos para concorrer as 250 vagas disponíveis, sendo 10.533 homens concorrendo a 175 vagas e 2.789 mulheres concorrendo a 75 vagas. Segundo o IBFC, os candidatos foram distribuídos em 18 locais de provas na Capital. A avaliação teve questões de múltipla escolha de português, matemática, informática, conhecimentos gerais, sociologia, atualidade e noções básicas de direito.

Após esta primeira etapa, que inclui a prova teórica, exames médicos, testes físicos e avaliação psicológica, com caráter eliminatório e classificatório, os candidatos classificados serão convocados para a segunda fase do concurso que se constitui no Curso de Formação, também com caráter eliminatório e classificatório.

A remuneração do cargo é de R$ 1.400,00 (vencimento e gratificação de atividade de risco). Entre as atribuições do guarda municipal estão: a atuação em atividades de natureza policial, envolvendo a execução e controle operacional inerentes ao cargo; fiscalização, patrulhamento e policiamento ostensivo; atendimento e socorro às vítimas de acidentes; atuação como força complementar dos órgãos e entidades da Administração Municipal, em instalações internas, equipamentos urbanos, monumentos, vias públicas, parques, jardins, praças e áreas de proteção ambiental. A jornada de trabalho é composta por 12 horas de trabalho e 36 horas de folga, diurno e/ ou noturno.

O estudante universitário Erlan Félix, 21 anos, elogiou a PMJP pela abertura do concurso. “Já há algum tempo que estava esperando por este concurso, e com este número de vagas, a Prefeitura dará oportunidade para muitas pessoas que querem ter uma estabilidade financeira”, disse. Já a estudante Laís Mariano, 24 anos, destacou a importância de abrir vagas para as mulheres. “Apesar de ter menos vagas para as mulheres, foi muito bom para as que querem exercer a função, como eu”, afirmou.

Segundo o edital, o prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da administração pública municipal, ser prorrogado uma vez por igual período. Outros detalhes sobre o concurso podem ser conferidos através do site do IBFC.

Secom-JP

Leia Também