João Pessoa, 09 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programa hora h

Karnal confronta polarização: “Damos muita atenção a barulhentos”

Comentários: 0
publicado em 09/08/2023 ás 09h24
atualizado em 09/08/2023 ás 10h30
Historiador Leandro Karnal (Foto: Programa Hora H)

O historiador e filósofo Leandro Karnal foi o entrevistado especial do programa Hora H, da Rede Mais Rádio, desta terça-feira (8). Com uma palestra “diferente” marcada para a noite de hoje, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, o professor compartilhou sua visão sobre a polarização da sociedade atual no cenário político e sobre o ato de ensinar e compartilhar conhecimento.

Depois de umas eleições extremamente polarizadas, com uma margem de vitória muito curta do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Karnal ressaltou que a polarização já existia desde os anos 30, quando levavam metralhadoras em comícios. Atualmente, não há metralhadoras aparentes, mas muito barulho da esquerda e da direita, os quais ditam o tom das discussões.

“Nós damos muita atenção aos polarizados barulhentos, tanto de direito quanto de esquerda. Não é que a gente seja neutro, mas esses polarizados barulhentos fazem com que a gente não perceba que a maioria absoluta das pessoas acorda, vai trabalhar, cumpre seus deveres […] E não estão pensando em polarização, estão pensando em levar sua vida adiante”, disse Leandro Karnal.

“O objetivo da política em Aristóteles é a felicidade e, não, o exercício do seu narciso. Atrás de alguém que berra um argumento político, eu sempre vejo alguém com fraqueza de convicção e ideias, querendo seduzir pela violência. E gente berrando, seduzindo pela violência, tem uma experiência trágica no século XX”, ressaltou.

A busca pela educação e o compartilhamento de conhecimento

Professor, Leandro Karnal ressalta que sua palestra é um exemplo da sua metodologia e missão na terra: ensinar. Na verdade, palestra não seria a melhor definição e, sim, um show. Karnal prega a necessidade de “atrair abelhas com mel, não com vinagre”, por isso deseja sempre passar conhecimento com entretenimento.

“Eu quero ser ponte. Eu quero que as tenham acesso ao conhecimento. Se eu começar a ser um professor formal, enunciando conhecimento, as pessoas vão sentir um pouco mais de sono. Se eu conseguir desse enfoque algo que sejam, ao mesmo tempo, divertido e leve, a gente seduz mais”, pontuou Leandro Karnal.

“Eu gostaria que a beleza do conhecimento, aquele que transformou a minha vida, atingisse a dona de casa, a mãe de família, o jovem advogado, o senhor aposentado. Eu gostaria que muita gente percebesse que a leitura, a filosofia, a literatura e a história transformam a vida das pessoas”, relata Leandro Karnal.

Confira a entrevista completa:

Leonardo Abrantes – MaisPB