João Pessoa, 30 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AJUDA

Romero Rodrigues quer mais ações do Governo para vítimas da seca na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 30/04/2012 às 11h00

O deputado e engenheiro Romero Rodrigues cobrou mais do Governo Federal para ajudar as vítimas da seca no Nordeste.

Em discurso na Câmara dos Deputados Romero cobrou agilidade na ajuda do Governo Federal para os Estados e Municípios no apoio às populações vítimas da seca no Nordeste. A seca em 2012 já alcança cerca de cinco Estados nordestinos, localizados no polígono das secas.

Assinalou o parlamentar que “venho dar evidência a uma preocupação vivenciada neste instante pelo povo nordestino, trazendo as agruras, sobretudo em relação à questão da seca, das dificuldades climáticas, das intempéries. Isso tem, por uma conjunção de fatores, afetado de forma incisiva o povo nordestino, inclusive ou mais enfaticamente aqueles que se inserem no semiárido nordestino”.

Disse Romero que a conjunção de fatores de que fala são com relação, principalmente, à dificuldade hídrica, à seca, à falta de água, questões relacionadas a abastecimento de água, que vêm se somar à questão do endividamento rural, que é algo preocupante e tem tirado o sono dos produtores rurais, do homem do campo, que contraíram dívidas no passado e têm dificuldade em função exatamente da seca, da falta de produção, de produtividade, de honrarem seus compromissos junto às agências bancárias, principalmente o Banco do Nordeste ou mesmo vários Estados brasileiros.

“E aí me refiro também ao nosso, ao Estado da Paraíba, que enfrenta também a questão da palma forrageira a incidência da cochonilha-do-carmim, que é uma praga que atua com muita eficiência e está praticamente dizimando todos os palmais que é inclusive, a principal forrageira, o principal alimento do rebanho bovino do Semiárido Nordestino, da pecuária leiteira, sobretudo”, acentuou Romero.

“Então, venho neste instante fazer um apelo, não apenas ao ministro da Agricultura, some-se também ao ministro do Desenvolvimento Agrário e ainda ao ministro da Integração Nacional, para acudir a dor do povo nordestino, para se solidarizar com os governadores nordestinos, com os prefeitos municipais, dando atendimento na questão do abastecimento de água, através de carros-pipas, que é uma assistência emergencial supernecessária, primeiro porque quem tem sede tem pressa, não pode esperar muitas vezes que se desenvolva um projeto de abastecimento através do sistema de tubulação, um abastecimento convencional”, asseverou.

Afirmou que, em função disso apela para permitir que a Defesa Civil Nacional se envolva com toda a Defesa Civil desses Estados brasileiros. “O momento clama por uma ação enérgica por parte do Governo Federal, observando, por exemplo, as questões da própria cidade de Campina Grande, inserida no Agreste da Borborema, no semiárido nordestino. E os distritos de Galante, de São José da Mata, de Catolé de Boa Vista, o distrito do Marinho, toda a zona rural e periferia rural de Campina Grande, o povo do campo, o homem rural tem dificuldade, até, para receber abastecimento de água através de carro-pipa”, disse.

O apelo é nesse sentido, para tentar sensibilizar o Governo Federal. “Não entendam como crítica. E, se for crítica, é uma crítica construtiva. Eu acho que precisamos da união de todos, do Governo Federal, dos Governos estaduais, com todos os Municípios do semiárido nordestino. Falo pelo povo paraibano, mas estendo, também, evidentemente, o apelo ao povo do Ceará, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Maranhão, do Piauí, da Bahia, e ainda a parte do Estado de Minas Gerais que fica inserida no semiárido”, destacou Romero.

Finalizando disse que fazia um apelo em nome da Mesa Diretora da Casa, para todos esses ministros a que se referiu anteriormente, bem como, também, para a Presidente da República, para que possam, de forma enérgica, de forma constante, de forma permanente, fazer uma ação de combate, ou pelo menos para minimizar a seca que assola a região nordestina.

Assessoria de Romero Rodrigues

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas