João Pessoa, 09 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PREVENÇÃO

Estado discute em Brasília avanços na Assistência Social

Comentários: 0
publicado em 09/05/2012 às 15h37

 O aperfeiçoamento do Sistema de Cadastro Único, a disponibilização de um sistema unificado, capacitação para profissionais e o combate às drogas. Estes foram alguns dos temas abordados durante reunião, nessa terça-feira (8), em Brasília, entre secretários de estados, Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos, que preside o Fonseas, destacou que a reunião foi importante para avanços que entravam a política da assistência social. "Solicitamos, por via formal de correspondência, à secretária nacional de Assistência, Denise Colin, e à ministra Teresa Campelo, a disponibilização dos dados do Cadúnico para os estados e pedimos, ainda, capacitação dos técnicos com objetivo de cruzar dados com outros programas para o bom uso de todas as ferramentas existentes”, destacou Aparecida Ramos.

A secretária ressaltou ainda que esta iniciativa para a Paraíba e os demais Estados vai dar agilidade na busca ativa dos extremamente pobres, na ampliação do trabalho de apoio e acompanhamento dos municípios por parte dos estados.

Soma de esforços – A secretária nacional da Assistente Social, Denise Colin, do MDS, ouviu as reivindicações dos estados e destacou a importância da construção de uma agenda coletiva de interesses dos estados.

"A previsão constitucional de pacto federativo imprime esta necessidade de pactuação e de construção de agendas conjuntas e coletivas de implementação e aprimoramento do Sistema Único de Assistente Social (Suas). Foram discutidas todas as pactuações que estão listadas em relação a planos nacionais, como o Viver sem Limites, para pessoas com deficiência, o enfrentamento ao crack e outros”, frisou.

Secom PB

Leia Também