João Pessoa, 19 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A pré-candidata à Prefeitura de João, Estelizabel Bezerra (PSB), em entrevista no programa Bastidores, da TV Master, nesta sexta-feira (18), destacou a necessidade de qualificar o serviço da Saúde na cidade. “Temos um grande desafio na Saúde que é, sobretudo, humanizar o atendimento e dar mais qualidade e eficiência, no tocante aos procedimentos de realização e recebimento de exames, melhorando efetivamente o atendimento à população”, afirmou.
A socialista reconheceu que a área da saúde vem enfrentando problemas de gestão. “Hoje, se um usuário da atenção básica da Saúde tem uma doença crônica precisa ir a um especialista para adquirir um exame especializado, quando o normativo brasileiro do Ministério da Saúde permite que o usuário nessa condição receba esse exame direto do médico que fez essa atenção básica”, relatou.
A pré-candidata ressaltou sua proposta de trabalhar fortemente para superar as contradições, atrair e manter médicos na atenção básica, que se configura na atenção preventiva. “Ainda precisamos atrair e manter médicos, visto que das 180 equipes existentes na rede sempre registramos a ausência de cerca de 20 a 30 médicos, o que precisa ser superado”, frisou.
Estela salientou, entretanto, que o SUS – Sistema Único de Saúde é um grande sistema de saúde, encontrando semelhante e melhor, segundo ela, apenas no Canadá.
“Ainda precisamos avançar, mas avançamos muito na infraestrutura, melhoramos a estrutura de funcionamento da rede de saúde do PSF – Programa Saúde da Família, a infraestrutura de funcionamento dos hospitais, reformamos a rede hospitalar e implantamos a primeira UTI Materna para diminuir a incidência de mortalidade materna na Paraíba, já que a Maternidade Cândida Vargas, é um hospital de referência da mulher não apenas em João Pessoa, mas em todo o Estado, atendendo, inclusive, pessoas dos municípios fronteiriços do Rio Grande do Norte e Pernambuco”, revelou.
Atenção à saúde – Para Estela, João Pessoa avançou muito no conceito de atenção à saúde. “Hoje, temos o programa ‘João Pessoa Vida Saudável’, uma parceria das áreas da Saúde e do Esporte, realizada em grande parte das 78 praças construídas e reformadas – dentro de um universo de 183 praças- para estimular o hábito da caminhada regularmente, evitando e controlando doenças crônicas como a hipertensão e a diabetes, que atemorizam a população”, atestou.
Estelizabel afirmou ainda que em face da atual conjuntura da Saúde, prevê a possibilidade de um profissional com conhecimento técnico da área da Saúde. “É possível que o secretário de Saúde seja um técnico, tendo em vista que é necessário conhecer o SUS”, considerou.
Demandas – Dentre as principais demandas da população, existem além da melhoria na Saúde, a solução de mobilidade urbana e a geração de renda.
“Temos também a mobilidade, que viabilizará o trânsito, com o direito de ir e vir com segurança, com a implantação do sistema de BRT, que consiste em um transporte ágil, seguro e com ônibus confortáveis usando corredores exclusivos, o qual será implementado com recurso da ordem de R$ 190 milhões, oriundo do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal e o incentivo à geração de renda para que o cidadão se desenvolva com igualdade, a exemplo do mecanismo de empréstimo Empreender, que já emprestou R$ 40 milhões para pessoas com perfil empreendedor, com a menor taxa de juros do mercado financeiro, que é de 1% ao mês”, detalhou.
MaisPB
com Assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025