João Pessoa, 13 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DE BRASÍLIA

Deputado quer providencias para amenizar efeitos da seca

Comentários: 0
publicado em 13/06/2012 às 12h26

O deputado paraibano Manoel Junior (PMDB), encaminhou ao Poder Executivo a Indicação – INC 2932/2012 sugerindo a adoção de providências no sentido de amenizar os efeitos da seca que se abate sobre o Nordeste, uma das piores da história, na sua avaliação.
 

Para Manoel Junior, os Ministérios da Integração Nacional; Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Fazenda, precisam adotar com urgência, medidas para reduzir os efeitos da longa estiagem que se abate sobre o semiárido brasileiro e que está comprometendo a produção local.
 

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para os mais de 12 milhões de habitantes do Nordeste setentrional. “Com a falta de água, fica cada vez mais difícil, o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais”, lamenta o peemedebista.
 

Além da falta de recursos econômicos, a seca gera fome e miséria no Sertão Nordestino. “Muitas vezes, as pessoas precisam andar horas, sob um sol escaldante em busca de água e quando encontra, ela está suja e contaminada”, lamenta o parlamentar. “Sem falar, que em decorrência da péssima qualidade da água e da alimentação precária, nossos irmãos nordestinos acabam contraindo uma série de doenças”.
 

Outro ponto preocupante, diz respeito à condição em que se encontram os produtores rurais, em especial, os pequenos agricultores familiares, que, com a renda comprometida, não têm como quitar seus financiamentos.
 

O deputado acredita que parte desse sofrimento poderia ser amenizado com a conclusão do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, também conhecido por ‘Transposição do São Francisco’. “Fica aqui, como sugestão à presidenta Dilma Rousseff, acelerar esse projeto", disse ele.
 

“Enquanto a transposição não é concluída, é preciso investir em ações emergenciais para enfrentar a estiagem, como a construção de cisternas e o reforço na distribuição de água por carro pipa”, defende o peemedebista.
 

Dadas essas questões, Manoel Junior sugeriu ao Governo Federal medidas urgentes para minimizar o sofrimento em decorrência da seca prolongada e fazer com que o pequeno agricultor permaneça no meio rural, são elas: garantir ao produtor rural o abastecimento de água para a manutenção de pequenas criações de animais; excluir, dos saldos devedores de financiamentos rurais, multas por atraso e quaisquer encargos de inadimplência; conceder, nos financiamentos rurais, rebates sobre as parcelas em atraso e sobre as vincendas em 2012 e em 2013, bem como, garantir à população carente auxílio financeiro no sentido da complementação da renda familiar, de modo a viabilizar a aquisição de alimentos.
 

“Esta é uma das piores secas da história e por isso, é preciso agir o mais rápido possível para salvar as pessoas que ainda conseguem permanecer nas suas casas”, defendeu o parlamentar. “Tem muita gente indo embora para os grandes centros urbanos, fechando as casas, porque carecem de água, de alimentos e os animais não estão resistindo em decorrência da estiagem prolongada”, disse.
 

Assessoria 

Leia Também