João Pessoa, 15 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) do País vai merecer uma medalha. "Vocês vão ver se (o PIB) não vai merecer (medalha). Estamos no esquentamento (sic)", disse a presidente simulando um movimento de quem está fazendo exercícios e mostrando bom humor em relação ao fraco desempenho da economia nacional no primeiro trimestre deste ano.
Hoje, Dilma recebeu atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos de Londres. Mais cedo, Dilma se reuniu com governadores e representantes dos 27 Estados para anunciar linha de crédito especial de R$ 20 bilhões para obras de infraestrutura. O objetivo destas obras é incentivar o crescimento econômico nos Estados e incluem projetos de mobilidade, pavimentação e saneamento. As verbas serão financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para este ano, a previsão do governo para o crescimento do PIB varia entre 4% e 4,5%. Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre do ano, a economia brasileira cresceu 0,2% em comparação com os três últimos meses de 2011.
Em abril, a economia brasileira cresceu 0,22% na comparação com março, segundo dados dessazonalizados divulgados hoje pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) de abril mostra alta de 0,06% em relação ao mesmo mês do ano passado. No ano, o crescimento acumulado do indicador é de 0,35%.
Nesta semana, o boletim Focus do BC mostrou que o mercado espera queda no PIB de 2,72% para 2,53% este ano. Para 2013, a previsão é de que a alta do PIB permaneça em 4,3%.
Terra
CONFLITO ENTRE OS PODERES - 19/08/2025