João Pessoa, 16 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MEIO AMBIENTE

Brasil espera superar impasses e fechar texto da Rio+20 até 2a

Comentários: 0
publicado em 16/06/2012 ás 17h32

O Brasil espera chegar ao texto final da Rio+20 até segunda-feira, após ter assumido a liderança das negociações, e tentará evitar que os principais impasses só sejam resolvidos no encontro de chefes de Estado, na próxima semana.

As divergências seguem em pontos delicados do documento, como a implementação do desenvolvimento sustentável, financiamento, capacitação e transferência de tecnologia, e a reafirmação dos pontos da agenda 21, acertada há vinte anos na Eco 92, e os princípios do Rio.

Com os entraves, a decisão sobre alguns destes pontos pode ocorrer somente durante o encontro de chefes de Estado, entre 20 e 22, o que o Brasil trabalha para evitar.

A presidente Dilma Rousseff deve aproveitar reunião do G20, na próxima semana no México, para reunir líderes e tentar chegar a acordos antes do encontro na Rio+20.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Nikhil Seth, disse que as discussões, agora, deverão ocorrer por "blocos" de temas, e que o momento de se discutir detalhes ou frases já passou.

Países ricos, tradicionais financiadores de projetos ambientais e os mais afetados pela crise econômica internacional, mantêm-se contrários a assumir o compromisso de novos aportes, como propôs o grupo G77, de países em desenvolvimento.

Seth, no entanto, demonstrou otimismo com as conversas.

"As coisas parecem muito melhor hoje do que há um dia, dois dias", disse ele em entrevista coletiva.

Segundo ele, as delegações chegaram a um consenso em cerca de 38 por cento do texto.

Reuters

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x