João Pessoa, 04 de julho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo. Ocupou por três mandatos o cargo de membro do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Diretor Institucional do SINTUR-JP de 1993 a 2016. Consultor em Administração e atual presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração. E-mail: [email protected]

João Azevedo decepcionou os Técnicos da SEPLAN-PB?!…

Comentários:
publicado em 04/07/2022 às 10h04

Não há, ainda, como afirmar que o governador João Azevedo tenha decepcionado os servidores estaduais vinculados ao quadro de Técnicos de Políticas Públicas e Gestão Governamental (TPPGG), quadro este vinculado à SEPLAN (Desculpem-nos dizer SEPLAN, em vez de SEPLAG… Já dissemos, em oportunidade anterior, que esta sigla SEPLAG “não pegou”!… Lá no próprio Centro Administrativo do Estado, tanto servidor(a) quanto visitante, praticamente desconhecem o que seja SEPLAG, pois, o que prevalece mesmo é SEPLAN).

Pois, bem! Essa categoria funcional vamos simplifica-la, neste texto, denominando-a de Técnicos da SEPLAN-PB. Entre os ativos e os inativos, constituem um grupo de aproximadamente 230 servidores, todos reconhecidos como profissionais de expressiva qualificação e que muito contribuem ou já contribuíram com as gestões governamentais na concepção e elaboração de projetos e ações, sobretudo na área do orçamento público, para que o Estado irradie desenvolvimento em favor de seu povo!

Na quarta feira da semana passada, dia 29 de junho, no programa da TV Manaíra/Band, “Muito +”, apresentado pelo jornalista Gerardo Rabello, este comentou a respeito do referido grupo funcional, destacando: “Os técnicos de políticas públicas e gestão governamental do governo do estado, à época em que esses cargos foram criados, tinham altos salários… eram cargos disputadíssimos! Mas, esses cargos foram ficando com seus salários defasados sem que os governos atualizassem, e, como resultado, hoje se resumem à faixa salarial de um a três salários mínimos!”. Juntamente com a comentarista/jornalista Cláudia Carvalho, registraram: “Esta situação, hoje, é completamente fora de propósito… um absurdo mesmo!”.

Esses dois jornalistas (Gerardo e Cláudia) concluíram seus comentários chamando a atenção de que referidos servidores estão aguardando que o govenador João Azevedo, tido como reconhecedor do valor profissional e que já fez declarações sobre ser “apaixonado por gestão pública”, restabeleça a dignidade salarial dessa categoria funcional, cujos representantes desde 2019 vêm articulando nesse sentido, tendo, inclusive, e recentemente, já estado no Palácio da Redenção com o chefe de gabinete Ronaldo Guerra. Também enfatizaram que há um prazo para que essa providência seja adotada, tendo em vista as regras alusivas ao processo eleitoral que acontece este ano.

Não sabemos se esse prazo já se esgotou! Fato é que até agora o grupo de Técnicos da SEPLAN não recebeu qualquer informe oficial do Governo quanto a atender ou não sua reivindicação. O que se especula, porém, é que não haverá atendimento, ora se apontando que a repercussão financeira seria “desmedida”, o que não corresponde à realidade até mesmo porque são apenas 230 servidores e comparada com a repercussão financeira alusiva à do Fisco e à da Polícia Civil, “é um tamanhozinho de nada”! Outra alegação seria porque desse grupo funcional faz parte a 1ª Dama do Estado e isto poderia ser explorado politicamente de forma negativa… Ora! Também esta justificativa não é coerente com o Gestor/Técnico João Azevedo que, melhor que todo mundo, bem sabe que Drª Ana não é uma “Bruaca”, não!… Ela é Técnica competente e galgou esse cargo por mérito pessoal. Descabido seria o fato de, por uma questão político-pessoal relativamente a uma única pessoa, o governador prejudicar mais de 200 técnicos e respectivas famílias! Aí, sim, corresponderia a uma grande decepção dos Técnicos da SEPLAN para com o governador João Azevedo!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

MaisTV

Brasil vence a primeira na Copa do Mundo Sub-20 de futebol feminino

contra Austrália - 14/08/2022

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas