João Pessoa, 26 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PESQUISA IPESPE

Confira aprovação das gestões de Agra e de Ricardo Coutinho

Comentários: 0
publicado em 26/06/2012 às 11h36

Números da pesquisa Ipesp mostram que, mesmo frutos de um mesmo projeto político, as gestões do prefeito Luciano Agra (sem partido) e do governador Ricardo Coutinho (PSB) contam com aprovações distintas perante a opinião popular. Divulgada na manhã desta terça-feira (26), a consulta mostra que enquanto a aprovação do prefeito é de 42% (somando ótimo e bom), a do governador é de 33%.

Seguindo caminho oposto também está a evolução de cada um. Em pesquisa realizada em novembro de 2011, Agra – que recentemente abandonou o grupo socialista – aparecia com 34% de aprovação. Em maio cresceu para 41%, e agora chega a 42 pontos. Em novembro, Ricardo aparecia com 40%, caiu em maio para 37%, aparecendo com 33% agora em junho.

Justificativas – Para o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), os números “incômodos” do Governador Ricardo Coutinho são normais, diante das medidas “antipáticas” (como chamou) que vem tomando para ajustar as finanças do Estado. Para Gouveia, a ação é necessária, mesmo que custe a boa imagem do governador.

“Sabemos que tais medidas contrariam interesses, mas o governador, desde o primeiro instante, tem tido a visão de reorganizar o Estado”, destacou o vice-governador, lembrando quem por conta disso, hoje o Governo tem crédito em todas as instituições financeiras de fomento.

Especialistas políticos também acham normal a discrepância de números entre Agra e Ricardo Coutinho. Segundo afirmam, todo início de uma gestão que se propõe a mudanças drásticas causa estranheza e conseqüente antipatia da opinião popular. No caso de Agra é o inverso: manteve um plano de gestão que seguia bem, contando com a simpatia da população.

Reprovação – Ainda de acordo com os números da pesquisa, a gestão de Luciano Agra tem a desaprovação de 15% dos eleitores. Eles representam 6% dos que consideram ruim e 9% dos que avaliam como péssima. Em relação à pesquisa anterior, a rejeição cresceu 3%, passando de 12% para 15%.

O Ipespe atesta ainda que os eleitores que consideram apenas regular a administração de Luciano Agra são 40% contra 44% da pesquisa realizada em maio e 39% na pesquisa feita em novembro de 2011. Apenas 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram avaliar a atual administração.

Agra tem melhor aprovação entre os homens (45%); entre os eleitores acima de 45 anos (46%); com ensino superior (53%) e com mais de cinco salários mínimos (56%). A pesquisa Ipespe ouviu 800 eleitores nos dias 16 e 17 de junho. A margem de erro é de 3,5% para intervalo de confiança de 95%. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o número PB-00017/2012.

MaisPB

com Jornal da Paraíba
 

Leia Também