João Pessoa, 07 de junho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Médico. Psicoterapeuta. Doutor em Psiquiatria e Diretor do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba. Contato: [email protected]

Viagem pela cultura brasileira

Comentários: 0
publicado em 07/06/2022 às 07h00
atualizado em 07/06/2022 às 04h59

(Por: Matheus Medeiros)

[email protected]

Ontem vivemos um sábado diferente. Fomos a uma viagem cultural e histórica. O trem saia às 22:00h. Quando chegamos a torre do relógio já anunciava a hora de partida. Entramos na estação animados, parecia até que estávamos na década de 30, aguardando nos salões a partida do trem.

Falo da estação Júlio Prestes (foto), que decorada com toques de café, servia para o transporte do produto ao porto de Santos e hoje abriga a Sala São Paulo. Passamos por belos salões, uma belíssima cúpula, tudo com toques do grão tão famoso.

A Maria fumaça já vinha chegando e nos convidava para seguir nos trilhos da música. A locomotiva era conduzida pelo maestro João Mauricio Galindo, regente da orquestra Brasil Jazz Sinfônica (@brasiljazzsinfonica ). Na primeira estação, encontramos Armandinho Macedo (@armandinhomacedo ), que junto com a orquestra nos fez relembrar os ritmos baianos e outros carnavais.

Na segunda estação, Renato Borghetti (@renatoborghettioficial )nos levou ao extremo sul do Brasil com sua gaita de ponto, que abria e fechava no ritmo da locomotiva. Por fim, encerramos a viagem com Yamandu Costa (@yamandu.costa.oficial ), um dos maiores violonistas brasileiros, que nos trouxe toda sua brasilidade e sensibilidade. Com seus dedos precisos, tocava as cordas e desvendava o mapa da alma, levou-nos a outra dimensão, em uma viagem fantástica pela cultura brasileira.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também