João Pessoa, 03 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma vaca foi resgatada de dentro de uma cisterna depois de esperar cerca de 11 horas por socorro em uma chácara em Taboquinha, núcleo rural de Padre Bernardo, município goiano a cerca de 40 quilômetros de Brasília. O dono do animal, Antônio Alexandre Neto, de 68 anos, teve que contar com a ajuda de vizinhos para retirar a novilha, de 9 meses, de dentro do buraco de cerca de 4,5 metros de profundidade.
Antônio Neto disse que decidiu resgatar o animal, batizado de “Banheira”, por conta própria depois de ligar mais de 15 vezes para o quartel do Corpo de Bombeiros de Brazlândia, no DF. “Dei a primeira ligação por volta das 2 horas da manhã, quando ouvi a vaca gritando no quintal. Mas todas as vezes que eu ligava para pedir ajuda falavam que não tinham condições de deslocar uma viatura para fazer o resgate, uma vez que a chácara ficava a mais de 20 quilômetros do DF, e que eu teria que ligar para o bombeiro de Goiás. Mas confesso que nem sei qual cidade do Goiás que tem bombeiro aqui por perto”, disse o chacareiro.
O subtenente do Corpo de Bombeiros de Brazlândia, Washington Romão, informou que o atendimento deveria ter sido feito pela corporação de Goiás. “Não temos condição de fazer resgate uma vez que o local do incidente ultrapassa 20 quilômetros do perímetro da nossa cidade, ou seja, já é em um município goiano. E a gente geralmente se desdobra para fazer algum atendimento naquela região quando se refere a alguma vítima humana emergencial”, contou.
O subtenente Romão informou ao G1 que as unidades que deveriam ter auxiliado no resgate da vaca seriam das cidades goianas de Pirenópolis ou de Valparaíso de Goiás. O G1 entrou em contato com a assessoria do Corpo de Bombeiros de Goiás, e aguarda retorno do major Claison Alencar.
Neto contou ainda que chegou a ligar na Prefeitura de Padre Bernardo para pedir ajuda. “Falei com o assessor do prefeito, ele me prometeu ajuda, mas nada foi feito.” O G1 tentou falar com a assessoria da Prefeitura de Padre Bernardo, mas não teve retorno das ligações.
Angustiado em ver o animal agonizando dentro do buraco, o chacareiro e outras setes pessoas usaram duas tábuas e cordas para fazer o resgate. “Não foi nada fácil tirar o bicho do buraco, o esforço foi grande, mas valeu toda essa trabalheira. Não podíamos deixar a vaca agonizando sem ajuda, isso é omissão. Infelizmente não tivemos o apoio dos bombeiros, mesmo pagando todos os impostos, mas tenho a certeza que fizemos o melhor por esse animal”, enfatizou José Pinheiro de Almeida, vizinho de José Neto que ajudou no trabalho de resgate.
O animal, avaliado em R$ 900, foi retirado do buraco bastante assustado, mas sem nenhum machucado aparente, segundo o proprietário. “Visivelmente ela está bem, mas bastante assustada, tanto que não para de tremer. Vou chamar um veterinário para certificar que ela ficará bem”, comentou o proprietário do animal, José Neto.
G1
CONFLITO ENTRE OS PODERES - 19/08/2025