João Pessoa, 04 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Acaba nesta quarta-feira (4) a expectativa de Jade Barbosa com relação a seguir para a Olimpíada de Londres – ou não – com a equipe brasileira de ginástica artística. A comissão técnica da equipe feminina anunciou que irá divulgar a relação das sete atletas que seguem para o período de aclimatação na Europa. Jade não estava entre as nove relacionadas na equipe olímpica, que esteve treinando no Rio de Janeiro e ainda segue trabalhando até sábado (7).
A ginasta chamou a imprensa para uma entrevista coletiva no Flamengo, na terça-feira (3), e fez um apelo dramático por sua convocação à CBGin (Confederação Brasileira de Ginástica), dizendo que seguiu treinando mesmo fora da equipe, no Flamengo, e preparada para a Olimpíada. Jade acredita mesmo que agora tenha mais chances de medalha do que em Pequim 2008.
Jade Barbosa participou do grupo que, pelo evento-teste de Londres, em janeiro, classificou a equipe feminina para os Jogos Olímpicos. Mas depois não assinou um contrato relacionado a uniforme, enviado pela Confederação, e ficou fora do grupo. Ela não esclareceu os pontos de discórdia do contrato, mas disse que cedeu e acabou assinando.
A lista das convocadas será anunciada no Centro de treinamento do Velódromo, no Rio de Janeiro, onde estão sendo os treinos da equipe brasileira de ginástica artística, atualmente com nove garotas: Daniele Hypolito (C.R. Flamengo), Daiane dos Santos (E.C.Pinheiros), Adrian Gomes (Grêmio Náutico União), Bruna Leal (Cegin), Ethiene Franco (Cegin), Harumi de Freitas (Cegin), Letícia da Costa (C.R. Flamengo), Laís Souza (E.C.Pinheiros) e Priscilla Cobello (C.R. Flamengo).
A equipe brasileira precisou se classificar entre as 12 melhores do mundo para ir à Olimpíada. Para a coordenadora Georgette Vidor, é preciso analisar bem os nomes e as chances das meninas para fechar o grupo.
– Nós estudamos todas as possibilidades que o Brasil tem, onde a gente pode conseguir a maior nota, e como a atuação de cada ginasta repercute lá fora. Todos esses pontos são levados em conta.
Para ela, estes dias de preparação foram muito proveiotosos. “A equipe está correndo atrás, com o compromisso de darmos o melhor resultado ao Brasil. Hoje temos a certeza que construímos valores para este grupo, para o resto de suas vidas”, disse a treinadora.
A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.
R7
CONFLITO ENTRE OS PODERES - 19/08/2025