João Pessoa, 29 de abril de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é Advogado tributarista, Auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), Professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Direito econômico, Doutor em direitos humanos e desenvolvimento e Escritor. Foi Prêmio estadual de educação fiscal ( 2019) e Prêmio Nacional de educação fiscal em 2016 e 2019. Tem várias publicações no Direito Tributário, com destaque para o seu Direito Tributário: Teoria e prática (Revista dos tribunais, já na 4 edição). Na Literatura publicou dois romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”. Publicou, igualmente, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias ( “Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas: “Nos tempos do capitão” …

Democracia ou Merda, elite brasileira?

Comentários: 0
publicado em 29/04/2022 às 07h27

Certas autoridades do país já fizeram a opção. Não se sentem incomodadas com o cheiro pútrido da merda atirada no ventilador. Mais do que isso. São cúmplices por ação ou por omissão. Esse tipo de gente que está à frente das instituições não sabe o que é ou, sabendo, são, também, inimigas da institucionalidade.

Esses moleques… Ninguém ali é santo, nem inocente, de modo que é legítimo pensar que é isso mesmo o que desejam: vilipendiar a República, sabotar o Estado Democrático de Direito, desmoralizar as instituições, transformá-las em puxadinho de um país autoritário, alinhado com o neoliberalismo que ataca o serviço e as políticas públicas, ferrenho defensor de uma pauta moralista capitaneada por religiosos imorais e hipócritas.

Os exemplos nefastos são fartos, pipocam todos os dias aos montes. Bem, a sociedade se espanta com um deles, outro já está engatilhado, para normalizar o indefensável. Onde já se viu usar uma lei de incentivo à cultura para promover armas? Onde já se viu conceder graça a um elemento condenado pelo órgão máximo do Poder Judiciário, sob o império de consideradas fake news? Onde já se viu colocar sigilo, por cem anos, em reuniões de altas autoridades com pastores acerca de propinas? Onde já se viu a República comprar próteses penianas para velhotes brochantes da caserna? Onde já se viu orçamento secreto para beneficiar interesses de políticos, aliados do governo e seus redutos eleitorais? Ufa! E tem mais: mentiras oficiais, privilégios, pilhagem social. Que cansaço!

A quebra da institucionalidade corrompe o princípio da impessoalidade, da moralidade, da legalidade e conduz o país à vassalagem estúpida, mas isso é querido, ou não é enfrentado, como exige o contrato constitucional. Chamem essa elite do poder de escrotos, não de malucos e reajam. É mau-caratismo, precisa pilhar o patrimônio público, a democracia, o maior deles. A flora intestinal da República precisa, com urgência, ser recomposta, mas, como fazer isso, se temos um Pacheco, um Lira… Arra! Tudo alinhado ao coisa ruim?!

@professorchicoleite

Ilustração Revista CULT

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas