João Pessoa, 16 de abril de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

18 de abril, 66 anos!

Comentários: 0
publicado em 16/04/2022 às 08h15

Não mais existe o que já foi denominado de “coluna social”… aquele espaço jornalístico especial sobre os eventos da cidade com a participação das pessoas consideradas como da “alta sociedade”.

Colunas jornalísticas antes assim conhecidas, hoje são espaços que se reportam praticamente a todos os segmentos sociais, inclusive ao da Politica (Política com P maiúsculo), embora ainda preservem, como que indicando “notoriedade social”, aquele recanto para os/as “aniversariantes do dia”… ou da semana!

Nome do passado que, em termos de Brasil, a história mais recente registra como exímio condutor de “coluna social” (este no Jornal O Globo)  é/foi o de Ibraim Sued (falecido em 1995) e que “plantou” alguns bordões até hoje repetidos por muita gente: “Depois eu conto”, “De leve” e “Os cães ladram e a caravana passa”).

Em termos da cidade de João Pessoa o nome que ganhou uma espécie de “imortalidade” é/foi o de Heitor Falcão: desde finzinho dos anos 90 constitui-se em um evento anual, coordenado  por Abelardo Jurema, com o título de “Troféu Heitor Falcão”.

Esta considerações iniciais vem a propósito dos colunistas de tais espaços jornalísticos no hoje, aqui em João Pessoa, como Abelardo Jurema, Gerardo Rabello e Messina Palmeira,  entre outros, que conduzem suas colunas dentro deste moderno formato politico-econômico-social e sem deixarem de registrar os/as “aniversariantes do dia”. E, como costumeiramente fazem, o 18 de abril (segunda feira) tem citação como data aniversária de algumas pessoas de notoriedade social, dentre elas um especial aniversariante sem a referência de “66 anos” como destacada no título destes escritos. E aqui não vamos dizer “quem” porque mais a dizer queremos dizer… e este aniversariante tem como uma de suas características a simplicidade (simplicidade mesma, que abrange toda família) de tal modo que não nos aprovaria pela citação de seu nome aqui, neste espaço.

Neste “mais a dizer” cumpre-nos dizer que de nossa parte sendo um curioso da Numerologia, já a partir da data/número “18” há identificação com este homenageado: “embora seja muito independente e geralmente tome suas decisões  por conta própria, quase nunca descarta uma prévia consulta a alguém sobre o assunto”. E, como já esclarecido, está completando 66 anos, significando dizer que nasceu em abril (mês que originalmente também se refere a abrir, germinar culturas (“Depois das chuvas de março a natureza se revela com o abrir de sua beleza florida”) e é este mês (abril) que a Igreja dedica à Eucaristia e ao Divino Espírito Santo”, aspectos também muito proclamados pelo homenageado e família! Consequentemente, nasceu em 1956, ano/início do Governo JK caracterizado pelo “desenvolvimentismo” e “plano de metas”… E é assim que atua este aniversariante deste 18 de abril que completa 66 anos: tem foco no desenvolvimentismo e busca trabalhar com plano de metas, cujos sucesso e frutos distribui com uma população imensa, a começar pelos milhares de trabalhadores aos quais garante emprego e renda!

Seu nome, como diria Ibraim Sued: “Depois eu conto!”.

Leia Também