João Pessoa, 07 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
HOJE

Ronaldo Cunha Lima será velado em JP e em CG, onde será sepultado

Comentários: 0
publicado em 07/07/2012 às 11h42

 Os familiares do ex-governador e ex-senador Senador Ronaldo Cunha Lima informaram há pouco, que o corpo do Poeta será velado em João Pessoa, no Palácio da Redenção, por volta das 14 horas deste sábado, 07 de julho, seguindo no inicio da noite, para Campina Grande, onde será velado na Pirâmide do Parque do Povo. O sepultamento ocorrerá na manhã deste domingo, no cemitério do Monte Santo.

O Poeta Ronaldo Cunha Lima faleceu neste sábado dia 07 de julho, as 09h35 horas em seu apartamento, em João Pessoa, no bairro de Tambaú, assistido pelos médicos e familiares.

Sepultamento – O senador Cássio Cunha Lima, filho do ex-governador e poeta Ronaldo Cunha Lima  informou na tarde deste sábado (7) que o sepultamento do pai ocorrerá amanhã (8), às 16h em Campina Grande.

A informação foi dada pelo senador na sua conta do Twitter.

 Saúde – Em julho de 2011, o ex-governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, foi diagnosticado com um tumor (Adenocarcinoma) no pulmão esquerdo. Apesar da gravidade, o câncer estava ainda em estágio precoce e com elevada chance de cura.

À época, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou o diagnóstico, via twitter : "O diagnóstico do Poeta foi fechado: Adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Ele fará apenas radioterapia e ficará curado. Obrigado pela solidariedade" escreveu o tucano.

Na sequência de seu "calvário", Ronaldo deu início ao tratamento da doença recorrendo à radioterapia. Quase dois meses depois, em 5 de agosto (dia da fundação da Paraíba) o ex-governador fez a última das seis sessões a qual foi submetido.

Apesar das esperanças que o tratamento iria iniciar uma melhora, o poeta voltou a ser internado no dia 19 dezembro no hospital da Capital paulista. No dia 23 de dezembro passou por uma intervenção médica – conhecida por pleurodese – após ter sido diagnosticado com um quadro moderando de derrame pleural.

Já em João Pessoa, Ronaldo chegou a ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Unimed por duas vezes. Na primeira, no dia 4 de janeiro deste ano, passou por uma broncoaspiração. Em seguida, dia 14 do mesmo mês, deu entrada com um quadro de insuficiência respiratória. Nos últimos meses, o ex-governador estava sendo tratado em casa, sob os cuidados de sua esposa, Glória Cunha Lima.

Biografia – Estudou no Colégio Pio X e no Colégio Estadual do Prata em Campina Grande. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da UFPB. É casado com Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima com quem tem 4 filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glauce "Gal" Cunha Lima e Savigny Cunha Lima.

Em 1951, iniciou a vida como vendedor de jornais, depois como garçom, no restaurante do seu irmão Aluísio, trabalhou na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária do Nordeste e no Cartório de D. Nevinha Tavares, tudo isso para custear os seus estudos e ajudar as despesas domésticas, porque o seu pai, pobre, faleceu muito cedo, deixando D. Nenzinha com a responsabilidade de criar e educar a família numerosa. Ronaldo também desde jovem, já demonstrava vocação para a política.

Carreira política – Ainda estudante, Ronaldo foi representante estudantil e vice-presidente do Centro Estudantil Campinense. Começou a sua carreira política sendo vereador de Campina Grande, e prefeito eleito em 1968, com posse em 31 de janeiro de 1969.

Em 14 de março de 1969 teve os seus direitos políticos cassados, passando dez anos no ostracismo, indo para São Paulo depois para o Rio de Janeiro recomeçando a sua carreira de advogado.

Anistiado, em 1982, foi reconduzido à prefeitura de Campina Grande, pelo voto popular, no seu mandato á frente da PMCG (1983/1989) teve como Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Souza, um vice muito atuante na Administração, o qual assumiu a titularidade do mandato por trinta e três vezes no curso do mandato.

Construiu o Parque do Povo com um projeto já criado pelo prefeito precedente Enivaldo Ribeiro, a terceira adutora, a Casa do Poeta, dentre outras obras. Foi governador do estado da Paraíba (1991/1994), Senador da República (1995/2002) e foi deputado federal, eleito em pela 1ª vez em 2002 com mais de 95 mil votos e reeleito em 2006 com 124.192 votos.

Política – Filiado ao PSDB, Cunha Lima foi governador da Paraíba entre 1991 e 1994. Durante o período que governou o estado, cometeu tentativa de homicídio, disparando três tiros contra o seu antecessor, Tarcísio Burity, em um restaurante da capital João Pessoa, no episódio conhecido como ‘Caso Gulliver’.

Foi senador da república entre 1995 e 2002 e deputado federal entre 2003 e 2007. Em outubro de 2007 renunciou ao cargo de deputado para não ser julgado pelo processo do ‘Caso Gulliver’ no STF, o que provocou duras critícas do relator do caso Joaquim Barbosa.

MaisPB

Leia Também