João Pessoa, 11 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os eventos da campanha eleitoral deste ano em João Pessoa já começaram ser agendados no Cartório da 76ª Eleitoral – responsável pela coordenação da Propaganda de Rua. Conforme programação divulgada ontem, pelo chefe do cartório, Sérgio Grise, já estão previstos a realização de duas carreatas e um comício, além de atividades diárias como caminhadas, arrastões, adesivagem e panfletagem.
Até ontem à tarde, apenas a candidata a prefeita, Estelizabel Bezerra (PSB), da coligação “Pra seguir em frente”, havia comunicado à Justiça Eleitoral suas atividades de campanha, agendando carreatas para os dias 5 e 30 de agosto, das 9h às 17h. A concentração das duas carreatas serão no no Parque Solon de Lucena (Lagoa), no centro da cidade, com percurso pelos bairros de Jaguaribe, Cruz das Armas, Oitizeiro, BR 101, Costa e Silva, Ernane Sátiro, Funcionários III, Geisel, Valentina, Mangabeira, Bancários, Castelo Branco, Miramar e Cabo Branco.
A coligação da socialista também agendou para o dia 3 de outubro, às 21h, o comício de encerramento da campanha, na praia do Cabo Branco. Os demais candidatos ainda estão definindo sua programação de campanha e aguardam reunião convocada pelo juiz Eduardo José de Carvalho Soares, da 76ª Zona Eleitoral e coordenador da propaganda de Rua na Capital, para próxima segunda-feira, às 15h, no auditório do Ministério Público Estadual, para discutir o zoneamento da cidade para realização dos eventos da campanha eleitoral.
Durante a reunião o magistrado pretende apresentar aos representantes de coligações, partido políticos e até mesmo candidatos, o plano de trabalho e planejamento elaborado em conjunto pela Justiça Eleitoral e representantes de órgãos de policiamento, fiscalização do trânsito e do meio ambiente, para disciplinar a campanha eleitoral de rua em João Pessoa.
Zoneamento – O juiz informou ainda, que o zoneamento da cidade, que deverá ser definido na reunião, é uma forma de coibir abusos e prática de irregularidades na propaganda eleitoral nas ruas da cidade, bem como, assegurar a ordem pública, evitando eventuais transtornos. “O mapeamento da cidade, é uma forma de organizar e ordenar a campanha eleitoral nas ruas da cidade, indicando os pontos com restrições a realização de evento de campanha eleitoral, como forma de não ocasionar transtornos à população e ao meio ambiente”, declarou o magistrado.
O juiz coordenador da propaganda eleitoral de rua da Capita disse ainda que vai primar pela realização de uma campanha planejada e que não cause transtornos à população e cause obstrução no trânsito, principalmente em horários de maior pico de veículos, em determinadas áreas que não terão a menor condição de realização de eventos”, revelou o magistrado.
“Após a reunião baixar devemos baixar uma portaria contendo um disciplinamento da cidade, apresentando as áreas, horários e dias que poderão ser utilizadas para a realização dos eventos eleitorais, de forma que não ocasione transtornos e engarrafamento nas principais vias da Capital”, comentou.
Jornal Correio da Paraíba
DIZ MP - 06/10/2025