João Pessoa, 23 de março de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

Você conhece algum sofômano?

Comentários: 0
publicado em 23/03/2022 às 08h42

Hoje a professora propôs falar de um tema controverso, a sofomania. Um dilema que atingiu todo o sistema da rede social. Ela explicou que muitas vezes, esses internautas são apedeutas, mas tem vergonha de sua mera ignobilidade,  então começam a se meter num assunto e se vangloriar que são especialistas naquele tópico.  Ela, a professora, fala que é característica marcante de alguém que se acha o centro do universo, histriônica, que passa a querer ter mais realeza que o rei e  chamada de dono da verdade.

Marta afirma que como consequência desse fato, a pessoa passa a acreditar que conhece mais do que alguém especializado em um assunto, seja na música, na dança, no marketing, na hotelaria, gastronomia, medicina, psicologia e tantos outros. Para que seus deslizes não sejam descortinados, elas jogam duro nos comentários das redes sociais, chegando a atacar brutal e verbalmente seu discordante.

Marta alerta que, não são só os internautas que perturbam; os sofomaníacos aparecem também em mesa de bar, basta observar aquela pessoa que é a dona da razão das conversas da mesa, que expõe seus pensamentos com veemência para mostrar mais sapiência que os outros.

O problema para o sofomaníaco é tender a se aborrecer constantemente e aborrecer os outros com sua falta de humildade, acometendo a ele, trocar de emprego, parceiro e amigos com frequência, porque os outros não suportam sua companhia.

Marta pede para não ficarmos preocupados com gente dessa estirpe, pois tal arrogância de um lado predispõe desqualificação de outro e nesse palco de vaidades, o que se vê claramente no âmago do sofômano é uma extensa penumbra!

A dica maior da professora é ter calma, concordar, se afastar, trocar de assunto, trocar de mesa, somente silenciar ou trocar de rede, como trocávamos de canal antigamente no auge do monopólio das tvs. Ah, ela também mandou um grande alerta, de maior perigo: nunca confiar em professoras de matemática que falam sobre assuntos de psicologia, as de nome Marta são as maiores sofomaníacas!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também