João Pessoa, 26 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O candidato a prefeito pela coligação “Unidos por João Pessoa”, Luciano Cartaxo, participou, na noite desta quarta-feira (25), de um encontro com médicos da Capital. A reunião, que aconteceu no auditório da Associação Médica da Paraíba, teve o objetivo de estabelecer um diálogo com a categoria, explicar as propostas de seu plano de governo para a área de saúde e ouvir os profissionais para criar novas propostas de acordo com os pontos de vista apresentados.
Para garantir o bom atendimento na rede pública, Luciano tem como projeto a realização de um concurso para os profissionais do PSF. Apesar de não poderem manter mais de dois vínculos com o serviço público, os profissionais seriam estimulados a participar pelas garantias do Município. A proposta é reconquistar o servidor, demonstrar respeito pela categoria e focar na política salarial. “O PCCR dos servidores da saúde precisa ser atualizado e nós vamos promover essa revisão. Queremos manter uma mesa permanente de negociação e ouvir, além de mostrar de maneira transparente os limites da Prefeitura”, constatou.
Questionado pelos profissionais sobre como o Governo se relacionaria com as cooperativas médicas, Luciano fez questão de separar a situação de casos de terceirização da Saúde. “Uma coisa é abdicar da responsabilidade da gestão pública, entregando hospitais a empresas privadas. Isso nós condenamos. Mas a cooperativa médica é diferente. Vamos trabalhar de forma harmônica, reconhecer aquela que cumpre um papel em determinada área de atendimento e evitar qualquer tipo de enfrentamento”, explicou.
Outro questionamento da categoria foi referente ao atendimento de urgência e emergência. Nesse ponto, Luciano aposta na criação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que redirecionem a demanda dos grandes hospitais. O candidato reafirmou a intenção de levar os novos equipamentos para os bairros de Cruz das Armas, Geisel e uma na divisa entre os bairros de Mangabeira e Valentina.
Sobre as condições da maternidade Cândida Vargas, questionadas por muitos médicos, Luciano propôs a intenção de criar todo um complexo direcionado para o atendimento da mulher, por meio do Hospital da Mulher. A ideia é reunir o maior número de especialidades direcionadas ao gênero em um único espaço. A proposta foi exaltada pela médica Débora Cavalcanti, representante da Associação Médica da Paraíba. “Há casos em que vemos a demora imensa entre o diagnóstico e a operação por uma série de fatores. O Hospital da Mulher terá uma atuação multiprofissional essencial”, concordou a médica.
Luciano ainda destacou a intenção de levar as categorias a participar da formulação do seu programa de governo. “Temos reuniões agendadas com diversos conselhos e vamos ouvir a opinião de todos para acrescentar a nossas propostas. Queremos tratar a política para a saúde de uma forma mais ampla, ouvindo diversos setores ligados à saúde”, concluiu o candidato.
Assessoria
VEREADOR QUESTIONA - 09/10/2025