João Pessoa, 02 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A brasileira Mayra Aguiar derrotou a holandesa Marhinde Verkerke por ippon na categoria meio-pesado, até 78 kg, nesta quinta-feira (2) e, um dia do aniversário, ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres. Com a conquista, o Brasil soma sua quarta medalha, fazendo subir uma posição no quadro de medalhas, e agora é 17º, empatado com a Holanda.
Atual líder do ranking mundial, Mayra completa 22 anos nesta sexta-feira (3). Com o triunfo, o judô fatura a terceira medalha nos Jogos 2012, e o Brasil, a quarta.
Antes de perder da americana Kayla Harrison na semifinal, a brasileira ganhou duas lutas. Na estreia, Mayra venceu Hana Mareghni, da Tunísia, na estreia por ippon. Nas quartas de final, a brasileira ganhou da polonesa Daria Pogorzelec, também por ippon.
Judô em Londres – O Brasil estreou com o pé direito nos tatames dos Jogos Olímpicos de Londres. No último sábado (28), Felipe Kitadai conquistou o bronze na categoria ligeiro, até 60 kg. No feminino, Sarah Menezes fez ainda melhor e ganhou o ouro na categoria até 48 kg.
A maré de azar começou no domingo (29). Erika Miranda perdeu na estreia para Kyung-Ok Kim, da Coreia do Sul, na categoria até 52 kg, e ficou sem medalha. O mesmo aconteceu com Leandro Cunha, que foi derrotado pelo polonês Pawel Zagrodnik.
Na segunda-feira (30), mais resultados negativos. Após golpe irregular, Rafaela Silva foi eliminada diante de Hedvig Karakas, da Hungria, e ficou sem medalha na categoria até 57 kg. Bruno Mendonça também caiu no segundo combate, contra o holandês Dex Elmont, na categoria até 73 kg.
Leandro Guilheiro perdeu nas quartas de final da categoria até 81 kg na terça-feira (31) e saiu da disputa para o ouro. Na luta da repescagem, perdeu outra e voltou sem medalhas. Antes, Mariana Silva foi derrotada na primeira luta da categoria até 63 kg e ficou sem pódio.
Na quarta-feira (1º), Maria Portela perdeu na primeira luta para a colombiana Yuri Alvear por ippon na categoria até 70 kg e foi eliminada das Olimpíadas 2012.
Já Tiago Camilo venceu três lutas, mas caiu na semifinal diante do sul-coreano Dae-Nam Song e ficou na disputa pelo bronze. Contra Ilias Iliadis, da Grécia, na busca pelo terceiro lugar, outro revés do brasileiro, que voltou para o Brasil sem pódio.
Redação
com R7
INVESTIMENTOS NO ESPORTE - 22/08/2025