João Pessoa, 29 de novembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
HORA H

O que se sabe sobre a nova variante da Covid-19

Comentários:
publicado em 29/11/2021 às 19h09
atualizado em 30/11/2021 às 05h24

Diversos países redobraram as atenções sanitárias após a confirmação da Ômicron, nova variante do coronavírus. A mutação teve origem na África do Sul e levou governos a determinar o fechamento de fronteiras com países africanos.

O virologista, Bergmann Ribeiro, da Universidade de Brasília, avaliou que as modificações ocorrem na proteína Spike, que interagem com a célula humana. Essas mudanças seria o dobro do que ocorre com outras variantes.

Segundo Bergmann, a proteína é usada para a produção de vacinas como Pfizer e AstraZeneca. Apesar da confirmação da nova cepa, o pesquisador garante que ainda não é motivo para desespero e prematuro ficar preocupado antes de serem realizados estudos sobre o comportamento do Ômicron.

“Tem que ter cautela e esperar. Mas ao mesmo tempo tem que evitar que pessoas infectadas com essa variante entre nos países. Diminuir essas transmissão com essas barreiras que os países estão colocando com infecção do coronavírus”, destacou.

Réveillon cancelado em João Pessoa 

Bergmann Ribeiro aprovou a decisão do prefeito Cícero Lucena (PP) e de outros gestores do país em cancelar festas publicas do réveillon por causa da variante “Ômicron do novo coronavírus. Isso inclui, segundo o especialista, também o Carnaval.

“É muito prudente essa atitude. Os nossos governantes têm que ter cautela nesse momento. Não sabemos se essa variante vai quebrar as vacinas, precisamos evitar aglomerações. Em poucas semanas os cientistas vão ter uma respostas então é importante nesse momento aguardar e não se precipitar. No momento é prudente não ter Carnaval ou outras aglomerações”, destacou.

MaisPB

MaisTV

Queiroga minimiza críticas ao filho e diz que PB vai saber separar ‘joio do trigo’

ELEIÇÕES 2022 - 09/08/2022

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas