João Pessoa, 18 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CORREIO/CONSULT

Tatiana e Romero apresentaram maior rejeição em Campina Grande

Comentários: 0
publicado em 18/08/2012 ás 09h14

 Pesquisa Consult/Correio de intenções de voto para prefeito de Campina Grande, o segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, aponta que a candidata da coligação ‘Campina segue em frente’, Tatiana Medeiros (PMDB), tem a maior rejeição dos eleitores. Dos 650 entrevistados pela Consult, nos dias 11 e 12 deste mês, 21,85% responderam que não votariam de maneira alguma na médica para prefeita de Campina Grande.

Em segundo lugar, na rejeição dos eleitores de Campina Grande, aparece o candidato da coligação ‘Por amor a Campina’, Romero Rodrigues (PSDB). Segundo a Consult, 14,46% dos entrevistados disseram que não votariam de maneira alguma no deputado federal para prefeito da segunda maior cidade da Paraíba. Em terceiro lugar em rejeição, conforme a Consult, está a candidata da coligação ‘Pra Campina crescer em paz’, a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), seguida do deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), candidato da coligação ‘Campina Grande ideal’. A rejeição a Daniella Ribeiro chega a 8,92%. Já a rejeição a Guilherme Almeida é de 5,23%.

Os candidatos Artur Bolinha (PTB) e Sizenando Leal (Psol) empatam no quesito rejeição. Segundo a Consult Pesquisa, a rejeição dos dois é de 4,92%. Por fim, o candidato do PT, Alexandre Almeida, apresenta a menor rejeição, sendo citado por apenas 1,23% dos entrevistados. Dos 650 ouvidos pela Consult/Correio, 6% responderam que rejeitam todos e 32,46% não souberam responder. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00040/2012, no dia 10 deste mês. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade chega a 95%.

Problema mais citado

A Consult também perguntou aos eleitores de Campina Grande qual o maior problema enfrentado hoje pela população. Saúde e segurança foram apontados como os principais. Para 50,3% dos entrevistados, o maior problema diz respeito à precariedade da assistência à saúde. Já 44% disseram que o maior problema do campinense, hoje, está na área de segurança pública.

A falta de calçamento e de pavimentação de ruas foi apontada como maior problema por 15,1% dos entrevistados. Para 12,5%, o problema maior é a falta de saneamento básico e para 11,8%, é a educação. Pelo menos 10,5% dos entrevistados responderam que a população enfrenta todos os problemas. Limpeza urbana e coleta de lixo foram citados por 6%. O item transporte coletivo foi citado por 5,8%. Já 7,7% responderam outros problemas e 2,5% não souberam responder. Por fim, a iluminação pública é o maior problema para 1,8% dos entrevistados.

Piorou ou melhorou

“Em sua opinião, de um ano para cá, a sua vida tem melhorado, piorado ou está igual com relação a um ano atrás?”. A esta pergunta, 44,62% disseram que melhorou, enquanto que 10,31% responderam que piorou. Outros 42,92% responderam que está igual e 2,15% não têm opinião formada sobre o assunto.

Entre os que responderam que a vida melhorou, 45,5% moram na Zona Norte; 49,5% vivem na zona Sul, e 36% da Zona Rural. Dentre os que responderam que a vida piorou, 7,3% moram na Zona Norte e 4% da Zona Rural. Já entre os eleitores que disseram que a vida está igual a um ano atrás, 42,9% são da Zona Leste; 41,7% da Zona Oeste, e 58% da Zona Rural.

Comparativo com preferência

A Consult fez um comparativo entre preferência e rejeição dos candidatos. Dentre os eleitores de Daniella, 29% rejeitam Tatiana e 25,2% rejeitam Romero; 8,4% rejeitam Guilherme. Já entre os eleitores de Romero, 41,2% responderam que rejeitam Tatiana e somente 15,1% disseram que rejeitam Daniella. Outros 7,5% disseram que rejeitam Guilherme; 4,5% rejeitam Artur ‘Bolinha’; 7,5% não querem Sizenando e 1% não quer Alexandre.

Entre os eleitores de Tatiana, 37,4% rejeitam Romero; 18,7% não querem saber de Daniella; 4,9% ignoram Guilherme; 7,3% não querem saber de Artur Bolinha; 4,9% rejeitam Sizenando e 3,3% não querem Alexandre. Entre os eleitores de Bolinha, 40% rejeitam Tatiana; 10% rejeitam Romero e Daniella; por fim, 100% dos eleitores de Sizenando rejeitam Tatiana.

Romero Rodrigues

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB), candidato pela coligação ‘Por Amor a Campina’, que aparece em primeiro lugar na pesquisa, com 30,62%, disse que a população de Campina Grande já compreendeu o seu projeto para a cidade, e isso tem refletido nas consultas eleitorais. “Tenho caminhado muito pelos bairros de Campina e conversado com as pessoas, mostrando nosso programa de governo. Além disso, as pessoas quando decidem votar em alguém analisam sua história, seu passado e a sua coerência, e eu estou sendo, nesse momento, julgado pela população. Os números são muito bons, mas acredito, sem nenhuma presunção, que possamos aumentar essa margem a partir da exibição do nosso guia”, declarou.

Daniella Ribeiro

A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), da coligação ‘Pra Campina Crescer em Paz’, está em segundo lugar na disputa pela Prefeitura, com 20,15%. Ela informou que nas últimas semanas foi prejudicada por conta do indeferimento da sua candidatura pela Justiça Eleitoral, que não aceitou a aliança com o PT, que tinha indicado como candidato a vice, Perón Japiassú. “A pesquisa reflete o momento de dúvida em relação a nossa candidatura. Porque os nossos adversários fizeram isso, saíram de porta em porta e dizendo que eu não era candidata. No instante que isso ocorre, naturalmente há um reflexo nas pesquisas. Mas a partir de agora, estamos construindo um outro momento. Tudo isso será modificado e veremos esse reflexo nas próximas pesquisas”, disse.

Tatiana Medeiros

Já a médica Tatiana Medeiros (PMDB), da Coligação “Campina Segue em Frente”, que está em terceiro lugar na consulta, com 18,92%, analisou como positivo os números. Ela ressaltou que com o início do guia eleitoral, na próxima terça-feira, a população terá a oportunidade de ter acesso as propostas. “Os números são animadores, já que demonstram claramente o nosso crescimento. Estamos em uma curva ascendente nesse processo. O corpo a corpo nas ruas foram responsáveis diretos por esse aumento. Com o início da propaganda no rádio e na televisão é natural que as pessoas passem a me conhecer mais e melhor, e isso vai refletir também nas próximas pesquisas”, informou.

Guilherme Almeida

O deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), da coligação ‘Campina Grande Ideal’, com 3,23%, revelou que esse quarto lugar não impõe medo, considerando que com a chegada do guia eleitoral os eleitores vão ter conhecimento do conteúdo de suas propostas. “Com a força do poder de argumentação nós vamos para o segundo turno e vencer as eleições. Essa não é a realidade. Em 2004, o então candidato Veneziano Vital do Rego começou a campanha entre os últimos, e foi crescendo com a apresentação das idéias. Essa colocação não me abala em nada, pois tenho convicção do que temos a apresentar para o povo da cidade por meio da TV, rádio e nos debates. Esse quadro vai mudar, e vai ser alterado para todos os candidatos, pois iremos mostrar um programa de governo que tem como foco o desenvolvimento desse município”, frisou.

Artur

O empresário Artur Almeida (PTB) está em quinto lugar, com 1,54%. Ele afirmou que a consulta reflete o atual momento da campanha eleitoral. “Aqueles candidatos que têm uma visibilidade maior, que são de carreira, ou que têm grupos políticos por trás de suas campanhas, aparecem mais, pois contam com um grande aparato e se destacam nesse momento. É natural que agora apareçam com os maiores números”. Mas, ele acredita que a corrida eleitoral possa ter uma reviravolta.

Alexandre

Alexandre Almeida, do PT, está com 0,15% das intenções de voto, e também aposta no guia da televisão e rádio para reverter o quadro. Ele afirmou que a sua candidatura está começando agora e em alguns dias, possa já ter uma maior aceitação com o eleitorado. “Com o guia a população vai conhecer as nossas ações para Campina Grande. Eu apareço como um dos menos conhecidos. Mas, com a propaganda, mudaremos essa história”.

Sizenando

Sizenando Leal candidato do (PSOL) também aparece com 0,15% na pesquisa, em quinto lugar. Ele revelou que não acredita que tenha apenas essas intenções de votos, e que o corpo a corpo nas ruas, a conversa com os eleitores, mostram que a realidade é outra. “A minha candidatura está crescendo, os debates que estão ocorrendo tem contribuído para isso, bem como o contato direto com o eleitor. Nossa candidatura é muito diferente e esses números não são reais”.

Correio da Paraíba

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x