João Pessoa, 13 de outubro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pandemia

Panorama da Covid-19 no estado da Paraíba

Comentários: 0
publicado em 13/10/2021 às 14h10
Vacinação em João Pessoa. Foto: Secom/JP

Ao redor do território nacional e ao redor de todo o mundo, desde o início de 2020 a população foi surpreendida com o avanço de uma nova pandemia mundial.

Em poucos meses, a pandemia de COVID-19 se alastrou por diversos países através da globalização, representada por viagens aéreas, viagens de negócios e turismo.

Este avanço colocou em xeque diversos setores da sociedade mundial, como o comércio, o turismo, os esportes e a educação, como alguns exemplos.

Dentro da educação, por exemplo, as aulas e atividades presenciais foram imediatamente suspendidas e trocadas pelo modelo de ensino remoto que vemos até este momento.

Logo, o impacto que vimos em questões econômicas, sociais, sanitárias e educacionais nos últimos meses, devido ao avanço da pandemia, foi sem precedentes.

Desta maneira, qualquer atividade que dependa de contatos, como reuniões, viagens, turismo, atividades comerciais, a prática de esportes, aulas e até confraternizações sociais foram comprometidas.

Na educação, por exemplo, quando vamos avaliar a diferença entre um texto narrativo e descritivo, em aulas de português, ou ao analisarmos diferentes períodos históricos, todas estas atividades são realizadas de maneira remota, através do notebook.

Porém, no Brasil, um país de diferenças sociais e econômicas gigantescas entre regiões e estados, a pandemia se manifestou de maneira diferente em algumas regiões brasileiras.

Com este quadro em mente, como anda o panorama atual na Paraíba? Hoje vamos ver juntos como anda o estado em relação a COVID e também como anda a vacinação no estado, com ênfase em sua capital.

Como esteve o estado nas últimas 24 horas?

De acordo com o publicado na plataforma Paraíba.com.br, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba registrou 141 novos casos no dia de ontem (10), sendo que 8 são casos considerados graves ou moderados, enquanto 133 são considerados casos leves.

Agora, com estes novos casos, o estado apresenta um total de 443.141 casos confirmados de COVID-19.

Além disso, ainda segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram também registrados cinco novos óbitos no estado, sendo que três destes cinco foram nas últimas 24 horas, ou seja, também no dia 10.

Com estes novos cinco óbitos, agora o estado da Paraíba apresenta um total de 9.346 mortes, frente a um número otimista de cerca de 330 mil recuperados da doença.

Estado do Sistema Único de Saúde na Paraíba

Fora a questão dos casos no estado, algo que também se relaciona diretamente com este tópico é a capacidade do SUS da Paraíba de receber novos pacientes.

Conforme dados divulgados ainda pela Secretaria do Estado de Saúde da Paraíba, a ocupação total dos leitos do estado, em todos os municípios, é atualmente de 22%.

Ou seja, a situação está ligeiramente controlada ao redor do estado. No estado de São Paulo, por exemplo, houve municípios onde a ocupação dos leitos disponíveis pelo SUS era de quase 100%.

Campanha de vacinação e cobertura vacinal na Paraíba

Por fim, para que entendamos exatamente como está o quadro do estado da Paraíba está, de maneira geral, em relação a pandemia, é necessário que analisemos também como andam as campanhas de vacinação ao longo do estado.

Segundo dados do SI-PNI, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização, foram aplicadas até o momento 4.426.249 doses, de modo que a maior parte da população do estado recebeu apenas a primeira dose.

Contudo, ainda de acordo com dados do SI-PNI, mais de 1.5 milhão de pessoas já receberam a segunda dose no estado.

Considerações finais

Depois de quase dois anos de pandemia, isolamento social e recessão econômica, finalmente parece haver uma luz no fim do túnel, através dos programas de vacinação em escala nacional, que podem aos poucos retomar as atividades à sua normalidade.

Porém, é essencial que este retorno à normalidade seja acompanhado de medidas de prevenção, como o uso de máscaras em algumas ocasiões, o uso de álcool em gel e a atenção com a higiene pessoal.

Desta maneira, a retomada das atividades tende a ocorrer de maneira segura e gradual, garantindo ao longo dos anos a retomada da economia e de uma melhora no cenário político e econômico do país.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas