João Pessoa, 01 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O ciclo de debates do Sistema Correio para as eleições municipais em João Pessoa terá início no próximo dia 14 no Portal Correio/UOL. Ao todo serão realizados quatro debates – TV Correio, RCTV, 98 FM e portal. Na manhã de ontem, os representantes dos cinco candidatos com representação no Congresso Nacional estiveram reunidos com a direção do Correio para conhecer as regras dos debates.
O debate na RCTV, canal fechado do Sistema Correio, ocorrerá no dia 24 de setembro. Na TV Correio será no dia 1º de outubro, e na rádio 98 FM no dia 2 de outubro, cinco dias antes das eleições.
O debate
Para o diretor de Radiojornalismo, Fabiano Gomes, o diferencial do debate na rádio será a dinâmica do encontro. “O debate acontecerá numa data muito próxima às eleições, talvez seja uma das últimas oportunidades para que o ouvinte conheça cada candidato, preste atenção a suas propostas, suas respostas e analise muito bem quem é o mais preparado para administrar João Pessoa. Os cinco se enfrentarão e, o mais importante é que o candidato ficará perguntando a candidato, sem aqueles temas formais”, explicou.
Já o editor do portal Correio e apresentador da RCTV, Hermes de Luna, irá mediar os debates nas duas mídias. Segundo ele , os telespectadores encontrarão um espaço isonômico e democrático para todos os candidatos. “O debate no portal é algo inédito no Estado. Como afiliado ao UOL, o maior provedor de notícias da América Latina, o portal Correio tem a obrigação de levar aos seus leitores uma informação precisa, principalmente em uma reta final de campanha, onde os eleitores precisam ficar esclarecidos de cada proposta dos candidatos”, disse.
Na TV Correio o debate seguirá as regras determinadas pela Rede Record e se tornará um verdadeiro ‘show’ entre os candidatos. “O telespectador terá no dia 1º de outubro um grande show. Será um programa de alto nível com todos os recursos em HD e um grande espaço para que os candidatos, a menos de uma semana da eleição, possam expor suas ideias e debater entre eles o que pretendem fazer”, afirmou o editor-geral de jornalismo da TV Correio, Sílvio Osias.
O mediador do debate será um jornalista da empresa. “O Sistema Correio mais uma vez abre as portas para os candidatos nesta festa da democracia, que são as eleições, e através dos debates realizados pela casa, os telespectadores, ouvintes e leitores poderão conhecer um pouco mais das propostas.
Serão quatro canais à disposição para que a população possa conhecer e escolher o seu candidato”, afirmou a editora do Núcleo de Política do Sistema Correio, Sony Lacerda, lembrando que a Rádio 98 FM realizará um debate com os candidatos a prefeito de Campina Grande no dia 28 deste mês.
Todos os candidatos confirmam presença
Victor Paiva, representante da coligação ‘Por Amor a João Pessoa, sempre’ (PSDB, PSC, PTN, PT do B, PHS, PRTB, PSDC e PSL), encabeçada por Cícero Lucena, confirmou a presença do candidato. “É muito importante esta participação, a regras foram definidas com a participação do jornalismo e do jurídico do Sistema Correio e dos representantes das coligações e para nós, da coligação ‘Por amor a João Pessoa, sempre’, é uma satisfação participar deste debate. É o campo para exposição das ideias, das propostas para João Pessoa, e estamos confirmando a presença com muito orgulho e grande satisfação”, disse.
Os jornalistas Eduardo Carneiro e Andrea Barros representaram a coligação ‘Unidos por João Pessoa’ (PP, PPS, PSC e PRB), de Luciano Cartaxo. “Luciano estará presente sim em todos os debates do Sistema Correio. É mais uma oportunidade para ele mostrar para os telespectadores todas as propostas, ideias, mais uma vez. É aquele momento do olho no olho com todos os candidatos e com aqueles que estão assistindo e ouvindo. Eu acho que as regras estão ótimas, dá mais interatividade, está mais quente”, declarou Andrea.
Rubens Freire, representante da coligação “Pra seguir em frente’ (PSB, Democratas, PC do B, PTN, PDT, PRP, PSD, PV e PCB), da socialista Estela Bezerra, disse que a candidata participará do debate para apresentar as propostas. “Estela tem participado de todos os debates e eles são extremamente importantes para o processo de construção da democracia. A nossa candidatura não poderia se furtar a este esforço, pelo contrário, estimula, instiga. O importante não é o embate, é o debate das ideias. O que vamos fazer é apresentar, de maneira consistente, nossas propostas, referenciadas na história que construímos em João Pessoa”, afirmou.
O candidato a vice-prefeito da chapa de Renan Palmeira (PSOL), Leonardo Padilha, representou o candidato. “Confirmamos a participação nos debates do Sistema Correio. As regras foram acordadas entre todas as coligações e esperamos que o debate sirva para esclarecer para a população as propostas que Renan tem para a cidade de João Pessoa, que com certeza são as melhores propostas para os pessoenses”, declarou.
O advogado Pedro Pires representou a coligação ‘João Pessoa mais feliz’ (PMDB, PTB, PR, PMN, PPL e PTC), de José Maranhão e afirmou que o maior beneficiado dos quatro debates será o eleitor. “Consideramos que as regras dispostas são muito bem elaboradas, que vão permitir que o eleitor tenha uma melhor concepção do que os candidatos têm a propor e fazer um contraponto nos debates, do que é apresentado no guia eleitoral. Permite que os candidatos tenham uma melhor disposição de suas ideias e o eleitor como sempre será beneficiado com isso que o Sistema Correio está providenciando”, afirmou.
Correio da Paraíba
BOLETIM DA REDAÇÃO - 30/10/2025





