João Pessoa, 04 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O IBOPE reconheceu na tarde desta terça-feira (4) através de nota enviada a imprensa que teria ocorrido a falha que na preparação da cédula entregue ao entrevistado para pesquisa iniciada hoje em João Pessoa, mas, negou que o nome de Estela não estivesse na consulta.
De acordo com o IBOPE, mesmo apresentado falha, o fato de Estela não aparecer na cédula não a prejudicaria, “pois este seria um procedimento apenas para complementar a entrevista”.
Leia a nota na Íntegra
Em relação à pesquisa iniciada hoje, 4 de setembro, pelo IBOPE Inteligência em João Pessoa, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de João Pessoa sob protocolo número PB-00053/2012, esclarecemos que, tanto no questionário registrado na Justiça Eleitoral quanto no disco entregue aos entrevistados para que indicassem em quem votariam para a prefeitura da cidade, constam os nomes de todos os candidatos.
Houve uma falha na preparação da cédula entregue complementarmente ao entrevistado, na qual está ausente o nome da candidata Estela Bezerra. Este é um procedimento apenas complementar à entrevista, não obrigatório, pois a pergunta considerada na divulgação é aquela realizada previamente, em que o candidato aponta no disco em quem irá votar, e por isso não causa qualquer interferência nos resultados.
Uma vez ciente do erro, o IBOPE suspendeu imediatamente o uso da cédula e continuou a realização da pesquisa na forma determinada pela legislação, ou seja, com a utilização do disco em que constam os nomes de todos os candidatos.
Comunicação Institucional IBOPE
MaisPB
DIA DE FINADOS - 01/11/2025